Refens do sistema

Reflexões 30 -01-2008

Cedinho na cama; fico pensando na escolha de ficar ou não nela,baseado nas condições do momento. É uma decisão simples ;basta olhar para a natureza e agir de acordo com ela. O mundo animal todo vive assim, menos o homem o animal racional.

Fico questionando-me o que nos levou a pensar que somos o ápice da criação, quando não passamos de seres ansiosos e angustiados pelas necessidades que a nossa racionalidade inventou. Talvez sejam os registros do Genesis que nos diz que Deus considerou bom tudo o que fez ,mas quanto ao homem está escrito: e viu Deus que era (muito bom) e assim ficamos inconscientemente convencidos disso. No entanto somos demasiadamente complicados ;criamos regras e rituais para tudo e assim nos tornamos reféns desse sistema, do nascimento ao funeral. Assumimos como verdade um comportamento padrão tido como correto, e qualquer desvio desta linha de conduta é condenável e deve ser evitado. Por milhares de anos de evolução do nosso sistema social estabeleceu-se que: é dever dos homens dedicar os melhores anos de suas vidas a um trabalho qualquer, mesmo que venha a detesta- lo para adquirir o direito de dedicar-se a si próprio tão logo seja tarde de mais para isso. Reféns desse modelo nossos sonhos de jovens são guardados em uma prateleira para serem realizados mais tarde, e lá permanecem esquecidos e a vida passa... Quando nos damos conta não podemos mais realiza-los e tentando nos justificar; ponderamos... Bem pelo menos fiz o que era certo. Ah...esses pensamentos me fazem apreciar cada gota dessa chuva agora cai. Saboreio esta liberdade com a certeza de que é um privilégio embora lá no fundo o sistema me ameace por te-lo desafiado, ora a rugir como uma fera, ora a seduzir-me como um canto de sereia.

O navegante
Enviado por O navegante em 15/07/2017
Reeditado em 14/05/2019
Código do texto: T6054845
Classificação de conteúdo: seguro