A Arte de Viver Bem

“Viver é uma arte”! Essa deveria ser a frase que deveríamos entalhar nas tábuas de nosso coração. Tudo o que se passa na vida é realmente artístico e maravilhoso. A cada dia que Deus nos concede para viver, ele também nos concede as oportunidades de pintarmos essa vida de diferentes formas. Tantas são as cores, tantos tipos de pincéis, tantas telas para escolher, enfim... existem uma infinidade de opções para transformar a nossa vida em uma verdadeira obra de arte.

Ao fazer o mundo, Deus usou muita criatividade, e ao terminar o planeta terra “Viu Deus que isso era bom” (Gênesis: 1:25). Foi totalmente maravilhoso, mas não parou por aí não! Ele queria explorar todo seu potencial como artista, ele não se contentou em querer parar sua obra por ali mesmo, sabe por quê? Porque o sonho dele era maior do que aquilo o que ele já havia feito. A vontade de criar algo totalmente perfeito ultrapassando os limites da sabedoria era o seu objetivo. Usando as técnicas do amor, demonstrou ele ser um verdadeiro escultor... e lá do chão, lá do pó ele moldou o ser mais ilustre de toda sua criação: O homem. Ao terminar esse ser magnífico, Deus terminava sua obra como um Grande Artista digno de todos os prêmios. E ao contemplar essa obra pronta e completa, ele exclamou dizendo de que agora o quadro que pintou já não era mais “bom”, mas sim, “MUITO BOM” (Gênesis 1: 31), pois a “arte da vida” começou a existir.

Fascinante! Realmente Deus é F-A-S-C-I-N-A-N-T-E! Ele criou você e eu para sermos artistas da nossa própria vida, e nos deu essa capacidade divina de pintarmos como quisermos o nosso coração. Fomos contemplados com esse privilégio que nenhum outro animal tem. Cada dia, cada momento podemos pintar o quadro da nossa vida com nossas atitudes. Aí eu pergunto a você: De quê maneira você está pintando a sua existência?

É de admirar-se com muito espanto o que vem a ser pintado pelas pessoas nos quadros atuais da vida. Veja alguns títulos das obras pintadas com as cores frias do egoísmo pelos artistas humanos contemporâneos: Solidão, Depressão, Violência, Fome, Dês-motivação, Preguiça, Vingança, enfim são inúmeras obras com títulos assustadores, mas cadê o quadro da alegria? Do afeto? Da solidariedade? Da felicidade, Da compreensão? Do carinho? Da ternura? Cada vez mais as pessoas preferem pintar o quadro da morte que ao da vida. Sabe por que o quadro “minha vida é uma droga” tem mais destaque do que “Viver é uma arte incrível”? Tudo porque o homem desaprendeu de pintar a vida com as cores do amor. O mundo constantemente cresce e o coração das pessoas diminuiu e assim o quadro dos sentimentos incríveis da arte de viver bem fica esquecido no museu do nosso interior. Está percebendo o perigo de não usar mais a tinta mágica desse amor? Use o dom que você ganhou como artista e pinte sua obra como Deus o Criador. Use muito amor e carrinho e o mais importante de tudo, seja dedicado e motivado, pois sem tudo isso a probabilidade de pintar o quadro do fracasso será enorme. “Viver é um desenhar sem borracha” lembre-se disso e VOCÊ pode dar ânimo para o quadro da sua existência.

Aqui estão 10 dicas para você transformar a vida numa verdadeira arte de viver bem:

1- Confie em Deus e peça sua ajuda através da oração.

2- Nunca exija dos outros o que eles não podem lhe dar.

3- Seja responsável em tudo o que fazer.

4- Não fique só no direito de querer falar, mas aprenda também a ouvir.

5- Não desanime em frente ao fracasso, supere-o transformando em aprendizado.

6- Nunca se aproveite do esforço alheio, pois ele pode estar fazendo o que você deixou de fazer.

7- Não deixe um bom exemplo escorrer pela torneira, poderá faltar ao outros...

8- Dê o máximo de si se você quer receber o melhor dos outros.

9- Sorria diante de um problema e nunca demonstre medo a ele.

10- Não se lembre de Deus somente para pedir, mas saiba todos os dias agradece-lo por lhe conceder mais um dia cheio de oportunidades.

Quero deixar dois quadros fantásticos do autor Davi na qual ele pintava diariamente em sua vida, na escola da aflição.

“Bendigo ao Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina” (Salmos: 16: 7).

“Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na sua mão direita existem delícias eternas” (Salmos: 16: 11).