Um trabalho que nos realize

Para que um trabalho nos dignifique, ele deve permitir que nos realizemos e, se estamos fazendo algo do qual não gostamos, que não nos faz crescer, com certeza não iremos achar o nosso trabalho dignificante. Evidentemente, as circunstâncias da vida podem nos obrigar a trabalhar em algo bem diverso dos nossos sonhos e, neste caso, se não tivemos escolha, reclamar só nos tornará amargurados e infelizes e precisaremos usar nossa inteligência e criatividade para tirar o melhor proveito da situação pois, nestes tempos de crise, muitos estão se vendo obrigados a trabalhar em empregos dos quais nem de longe gostam e, como precisamos sobreviver, devemos levar adiante, o que não significa necessariamente adotar uma postura conformista.

Também há outros fatos que podem fazer com que nosso trabalhos nos frustre: trabalhar como burro de carga, o que só cansa; não ter nossos esforços reconhecidos e nos sentir presos a uma rotina limitada. Quem se sentirá feliz trabalhando demais num serviço que ninguém considera importante, não é? E há vários tipos de trabalho aos quais ninguém dá valor, como se quem os fizesse fosse invisível. O trabalho da dona-de-casa é importante, afinal, precisa-se de uma casa limpa, comida feita e roupa lavada, mas quase todas as donas-de-casa se sentem insatisfeitas, porque poucos valorizam o que fazem e muitas se dizem presas a uma rotina repetitiva e que não promete mudanças. Quem repara no lixeiro, faxineiro, coveiro? Ninguém. Só que o trabalho deles é de extrema utilidade, ainda que pouco reconhecido..

Enfim, também devemos considerar que precisamos trabalhar com nobreza de espírito e ser os primeiros a valorizar nossos trabalhos. Você não será feliz com seu trabalho se o achar medíocre e insignificante. Admitamos ainda que todos os trabalhos têm o lado desagradável. Um médico precisa lidar com a vida e a morte, o professor tem de dar aulas a vários alunos, o policial enfrenta muitos perigos. Nada é totalmente agradável e qualquer trabalho demanda esforço porque nunca é fácil fazer qualquer coisa bem-feita. Um bom trabalho sempre demandará boa vontade, dedicação e riqueza interior.