Ser bom não basta

Quando vemos uma pessoa boa enfrentando muitos problemas, é comum dizermos: "Ah, uma pessoa tão boa não merece sofrer." Se formos nós que estamos sofrendo, logo nos lamentamos: "Oh, Deus, que posso ter feito para merecer tal cruz?"

Mas, se analisarmos bem, devemos nos indagar: "sofrimento é castigo?" É bom que nos perguntemos porque os raciocínios citados no parágrafo anterior trazem subentendida uma ideia, a de que a vida das pessoas boas deveria ser sempre fácil e sem atropelos. E não é assim. O mundo não é um paraíso. Olhemos os animais. Eles contêm maldade? Não! Porém, a natureza é cruel e todos os animais sofrem muito para se manter vivos. Os predadores e presas sempre lutam uns contra os outros.

Ser bom não basta para que a gente consiga vencer na vida, realize nossos sonhos e, a bem da verdade, não fará com que as outras pessoas e as circunstâncias sejam boas ou nos livrará de sofrer. No mundo, há um monte de injustiças e pessoas injustas que não se importarão em atropelar nossos direitos, pelos quais devemos lutar. Por que há sofrimento no mundo? Não sabemos, só percebemos que a Terra jamais foi um paraíso. Claro que há pessoas que parecem mais favorecidas pela vida e isto nos mostra o quanto as condições são desiguais. Entretanto, é tolice invejarmos quem supostamente tem mais sorte. Todos sofrem durante a vida e, ao passo que uns se fortalecem e usam o sofrimento como lição, outros se tornam amargos e duros, o que não nos cabe criticar, visto ser isto compreensível em muitos casos.

Todavia, perguntar por que gente boa sofre não é positivo. Não há respostas satisfatórias, ainda que uns falem sobre "carma" ou "carregar sua cruz". Vejamos o próprio Jesus Cristo, o exemplo mais perfeito de bondade. Isso o livrou de sofrer? Não! Sua bondade foi mesmo incompreendida e alvo das más línguas. E sabemos os horrores que sofreu: traição, incompreensão, fofocas, abandono na pior hora e a morte na cruz. O que Cristo fez de errado? Nada.

Talvez ser bom até faça alguém sofrer bem mais, afinal a pessoa boa é mais sensível e, vendo tanta dor e injustiça, sofrerá justamente por causa da sua capacidade de sentir empatia com a dor alheia. Somente um psicopata não sofreria vendo a agonia de gente passando fome e morrendo em zonas de guerra, não é? Aliás, pensando no que há de errado no mundo, só podemos supor que Deus deve estar sofrendo enormemente ao ver os caminhos tomados pela humanidade.

Neste mundo, os seres humanos, bons ou não, estão sujeitos a sofrer e não se deve achar que há privilegiados. E é preciso entender que, se queremos justiça, muitas vezes devemos lutar por ela, não esperando que tudo nos seja fácil porque somos bons. Quem tem interesses contrários aos nossos, principalmente quem é mal-intencionado, não quer saber quem está com a razão. Quer fazer seus interesses prevalecerem.

Como vemos, ser bom não nos protege de sofrer nem basta para garantir nossos direitos. Cabe a cada um de nós ter firmeza e perseverança na luta pelo que acreditamos, não nos rendendo às injustiças.