A religião como enfeite

Maquiavel dizia em "O Príncipe" que o príncipe deveria ser visto como um religioso, e na minha opinião isso realmente traz bom frutos para quem se usa desse artifício, porém somente quando a devoção é sincera, quando realmente através da religião a pessoa busca transformação espiritual, intelectual e emocional, pois a curto prazo esse cinismo até possa trazer bom retorno, mas a longo prazo, se mostra um investimento desastroso. No entanto o que mais vejo são pessoas usando a religião como um enfeite, como um adorno, quando na verdade o que veste essa pessoa é a hipocrisia. Se você separar um pouco de seu tempo para observar a pessoa, vera que aquilo pregado, principalmente em redes sociais, está bem longe do que é posto em pratica em sua vida cotidiana. Para mim não sobram dúvidas de que a hipocrisia é a principal característica dos seres humanos, porque seguimos aquele ditado: "faça o que falo, mas não faça o que faço". A verdade é que nunca nos desprenderemos dessa hipocrisia até que deixemos esse mundo, deixemos esse corpo, e para aqueles que forem inocentados no julgamento divino, inocência essa que só é obtida reconhecendo Cristo como único e suficiente salvador, receber um novo corpo, lavado e remido pelo sangue do cordeiro. Essa sempre será nossa sina, a nossa luta diária, a de dizer não à tentação, dizer não ao pecado, pois todos pecaram e longe estão de Deus, e Jesus Cristo veio ao mundo para isso, para ser a ponte entre o homem pecador e Deus, a única ponte. O próprio Cristo diz que é o caminho e a vida, e que ninguém vai a Deus a não ser por ele. E é aí que se encontra um dos erros cometidos por alguns seres humanos, em especial naqueles que usam a religião como enfeite, seguem todo o tipo de religião, criando as vezes todo um lifestyle, mas na verdade não há uma verdadeira transformação interior, é somente exterior, é somente aparência, proclamam todo o tipo de mantras, provérbios, compartilham frases de pessoas como Ghandi, Buda, e tudo o mais, mas tudo isso da boca pra fora, sem antes ter sido transformado interiormente pela mensagem que a própria frase trás.

Essas pessoas são extremamente carentes de amor, e ao invés de buscar preencher esse amor buscando a Deus, que é o único que pode preencher o vazio, buscam em relacionamentos que se tornam verdadeiros problemas, e ao invés de trazer bons frutos, ao invés de trazer melhora na vida da pessoa, afunda mais ela no limbo da amargura, ressentimento e rancor. E geralmente nesses casos os iguais se atraem, ao invés de buscarem pessoas que irão somar em suas vidas, ajudando a encontrar a luz, buscam pessoas iguais ou piores do que elas, e fica como se fosse uma reunião de leprosos, onde um coça a ferida do outro, torcendo para que os problemas do outro sejam piores que os seus, pois isso já traria certo alívio na alma, em saber que mesmo diante de sua situação deplorável, ainda no mundo existem pessoas em situação pior do que ela. E o pior ainda é quando ambos se descambam em dar conselhos de vida um para o outro. Bem que dizem que quem melhor sabe aconselhar sobre um problema é quem passou ou passa por ele. Só que o grande problema é que fica por aí, não é uma conversa construtiva, pra gerar mudança em ambas as vidas, é mais uma tentativa de através disso, se sentirem melhor quanto a sua medíocre situação. E fica em um círculo vicioso, um dia "parece" que estão bem, que conseguiram encontrar a paz e o amor que tanto procuravam, e em outro dia o mundo desaba, novamente foram decepcionadas, mais uma vez o mundo desmoronou a seu redor, e lá vão para as redes sociais ou atrás dos "amigos" para chorar as mágoas, narrar de como o mundo é injusto com ela, de como nada da certo, de como ela sempre deposita confiança nas pessoas erradas. A verdade é que chega a um ponto que a pessoa já não se sente tão mal em estar naquela situação, pois já se acostumou com os sentimentos e dores que esse tipo de situação trás, agora do que ela corre atrás é do consolo que vem após a turbulência, após o problema, a pessoa se torna viciada nisso, como um verdadeiro usuário de drogas. Pode ser até que inconscientemente a pessoa crie os problemas, para poder depois do perreio, ter sua dose de compaixão e consolo injetada na veia, já que assim dessa forma, ela tenha um pouco do "amor" que tanto procura, tanto anseia. A mensagem que deixo para essas pessoas é que parem de enganar a si mesmas, o amor que você tanto procura, só encontramos em Deus. Ele é o único que pode preencher esse vazio dentro de você. E depois disso, invista em você, trabalhe, estude, viaje, saia, se envolva com pessoas melhores do que você, para te ajudarem a crescer, te ajudarem a ser melhor do que você é. Uma vez ouvi dizer que somos a média das cinco pessoas que nos rodeiam. Invista melhor em suas amizades, e tenha orgulho próprio. Trabalhe sua auto- estima, porque a única pessoa no mundo responsável por sua felicidade é você, os outros, as demais coisas, são só o caminho para você chegar lá.

akarosa
Enviado por akarosa em 10/08/2017
Código do texto: T6079337
Classificação de conteúdo: seguro