O fantasma da depressão

Você sente que ele está ali, à espreita, esperando apenas o momento certo para se apossar de você mas, enquanto tal ocasião não chega, ele não cessará de dardejá-lo impiedosamente com pensamentos sombrios que lhe impedem de ver o mundo com cores vivas, fazendo com que enxergue tudo sob uma tonalidade cinzenta e monótona. Os dias se lhe afiguram sempre sem graça e o futuro lhe lembra um túnel longo e escuro. Se não prestarmos atenção, o fantasma da depressão tomará conta de nós violenta e implacavelmente, pois ele conhece muito bem onde somos mais vulneráveis, manipulando-nos como marionetes.

Lidar com a presença deste fantasma exige que estejamos em alerta e ajamos sem demora, porque ele é um vampiro insaciável que suga nossas forças internas, tirando-nos o ânimo e a esperança. Aliás, se ele se tornar muito presente nas nossas vidas, há o risco de que fiquemos sem vontade de viver. Ou agimos contra ele ou ele nos drenará, tornando-nos meras versões opacas de nós mesmos. Não reconhecê-lo não ajudará a lidar melhor com nossos problemas, porque apenas quando admitimos que há algo errado e sabemos com o que estamos lidando é que poderemos adotar as medidas adequadas contra o que causa nossas aflições. É necessário coragem para reconhecer que somos extremamente vulneráveis e, ao admitir nossa vulnerabilidade, nós poderemos aprender a nos conhecer melhor e adquirir noções de como enfrentar este fantasma.