Livrando-nos de lembranças

Pode acontecer de, de repente, tal pessoa deixar de ser importante nas nossas vidas ou então de nossos sentimentos em relação a ela mudarem drasticamente. Quantas pessoas não passam do amor ao ódio, indiferença ou desprezo? De qualquer maneira, a pessoa já não é mais especial, ela passa a ser como uma estranha e objetos que nos fazem lembrar dela, antes tão preciosos, viram entulhos incômodos que apenas ocupam espaço e nos fazem pensar no que queremos esquecer.

Queremos então nos livrar dessas lembranças materiais, que podem ser cartas de amor, presentes, móveis ou qualquer outro objeto relacionado àquela pessoa, pois isso nos dará a impressão de que nos aliviaremos de um peso, da sensação de termos perdido tempo por causa de quem já não faz diferença e nos ajudará a não ter que nos deparar sempre com coisas que despertem lembranças dolorosas.

Naturalmente, livrar-se desses objetos não mudará o passado. Mas nos ajudará a alcançar uma liberdade interna, porque, se refletirmos bem, o apego excessivo, seja a dinheiro, objetos pessoais, pessoas ou lembranças, não passa de uma espécie de escravidão.

Desapegando-nos, nós vamos nos libertando e aquela pessoa vai deixando de ter influência sobre nós. Livres dela, estaremos prontos para um novo caminho, mais preparados e amadurecidos.