O Santander e a Arte Degenerada

O artista é aquele que retrata uma realidade através da sua ótica particular, de modo a impactar positiva (apreciação) ou negativamente (repúdio) aqueles que atinge com sua arte. Arte é isso: a democracia do gosto.

Pouco antes da revelação das intenções nazistas de domínio mundial, houve uma exposição de arte em Munique onde os dadaístas, surrealistas e outros modernistas foram apresentados ao público como artistas em sua maioria judeus que procuravam, através da sua estética doentia, corromper a sociedade. Os mesmos que os acusaram promoveram, alguns anos depois, um espetáculo dantesco de desumana crueldade.

E então eu me pergunto: trazer, dos delírios artísticos de uma criatura perturbada para a realidade que todos compartilham, o horror de um inferno pessoal, é pior ou melhor que a ocultação desse cadáver dissoluto de todos nós? Quem é afinal o artista além daquele que nos antecipa em nossos piores aspectos — ou seja, um profeta da nossa própria natureza?

Damnus Vobiscum
Enviado por Damnus Vobiscum em 11/09/2017
Reeditado em 12/09/2017
Código do texto: T6110935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.