Lembre que você também erra

É fato que todos nós erramos. E erramos muito. Mas também é fato que uma das coisas mais mesquinhas que podemos fazer com quem erra é sempre jogar na sua cara o seu erro. Ao fazermos isso, estamos cometendo outro erro.

Esta não é uma atitude bonita, mas arrogante, rude e mesquinha, especialmente se o erro causou consequências muito desagradáveis. Também pode acontecer de quem errou estar sofrendo um grande remorso ou arrependimento. Como alguém, cuja consciência já está lhe acusando, irá se sentir ao ter por perto uma pessoa que sempre pisando numa ferida que lhe dói tanto?

Se você anda fazendo isso com alguém, qual a sua intenção? Não parece ser a de corrigir, mas a de diminuir, levar a outra pessoa a se sentir inadequada, julgar-se alguém que só faz besteiras. Em sua, sua atitude pode levar outrem a perder a confiança na sua capacidade de agir acertadamente. Como alguém irá se corrigir e aprender a repensar suas ações se se julga inútil e incapaz? E lembre que você também erra. Ou por acaso você nunca agiu sem antes ter refletido, tomou decisões equivocadas por causa da ignorância ou disse coisas inadequadas ou já não se levou pela raiva?

Não podemos ser juízes dos outros, agir como se fôssemos superiores e infalíveis. Somos falhos e ignorantes e nós próprios cometemos erros dos quais nos envergonhamos. Gostaríamos que alguém viesse pisar em nós, sempre trazendo nossos erros à tona? Não!

Pense em como uma pessoa deve se sentir ferida e humilhada enquanto você fica a relembrar um erro dela! Talvez, até para revidar, ela até jogue seus erros na sua cara! Vê como agir assim é insensato? Pode dar vazão a sentimentos de ódio, rancor e mágoa, abalar ou destruir relacionamentos e até quebrar a confiança daquela pessoa em você, pois ela lhe verá apenas como um censor severo e implacável! Assim, vemos como os relacionamentos humanos são frágeis e, muitas vezes, basta uma atitude irrefletida para destruir amizades, casamentos ou relações entre pais e filhos, por exemplo.

Por que tantos agem assim, fazendo questão de lembrar constantemente várias falhas nossas? Pode ser excesso de severidade, arrogância ou até desejo de nos diminuir. Em todo caso, essa pessoa deveria reavaliar com seriedade sua forma de lidar com as falhas alheias, porque a intolerância é um péssimo conselheiro sobre como agir.