PIT STOP PARA PENSAR

O pensamento é um valioso e poderoso instrumento, um atributo do Homo Habilis, que o utiliza durante todo o tempo em que estiver acordado. Ele se acomoda bem no núcleo do intelecto, ao lado da consciência, que pode adotá-lo ou descartá-lo, de acordo com as determinações da racionalidade.

Podemos direcionar os nossos pensamentos, tornando-os compatíveis com nossas preferências, mas eles são tão voláteis, que muitas vezes escapam rapidamente para outros caminhos, como que tentando nos conduzir para onde eles querem. Curioso observar que eles têm a capacidade de, em questão de segundos, nos transportarem para o céu ou para o inferno, por onde a racionalidade é capaz de produzir atos de verdadeira nobreza, ou atos, os mais hediondos que se possa imaginar. Contudo, as responsabilidades pelos atos praticados ficam imputadas à racionalidade, enquanto que o pensamento, responsável pela sua construção, fica absolutamente imune aos seus efeitos, pois a racionalidade preenche um corpo material, enquanto o nosso pensamento é incorpóreo e inacessível a quaisquer incursões exteriores.

Além dos nossos pensamentos, podemos conhecer também os pensamentos alheios, seja pessoalmente ou através de áudios, ouvindo as palavras ou ainda lendo os seus escritos, como fazemos aqui no espaço do Recanto das Letras.

A capacidade de elaborar pensamentos profundos e mais abrangentes, expressos em frases curtas, ou em alguns parágrafos apenas, ou ainda em poesias, é um dom esporádico, intuitivo, intermitente, que pode ocorrer abruptamente, como a eclosão de insights, o que torna inútil a tentativa de construí-los sem esses ingredientes. Como o pensamento também pode ser o condutor da Sabedoria, nesse sentido, vamos relacionar alguns deles, para a apreciação dos Recantistas.

Pensamentos

Você não pode se contentar em ser um ovo comum, ainda que decente. Ou sua casca se rompe ou você apodrecerá. (C .S .Lewis)

Os tormentos pela retenção do conhecimento, que não pode ser expandido, são maiores do que os tormentos pela impotência de impedir a expansão da ignorância. (Dossi)

Quando se trata de conhecer a Deus, toda a iniciativa depende d’Ele. Se Ele não quiser se revelar, nada do que façamos nos permitirá encontrá-lo. (C. S. Lewis)

Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas, valeu a intenção da semente. (Henfil)

Para a confortável posição da neutralidade, poder-se-ia conjecturar sobre os textos: Apocalipse 3;15,16 - Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

“Os lugares mais sombrios do inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.” (Livro “Inferno” – Dan Brown)

Para os que estão acomodados no berço da ignorância optativa, os textos seguintes:

Mas chega um momento na história, em que o pecado da ignorância não pode mais ser perdoado... um momento, em que só o conhecimento tem o poder da absolvição. (Livro “Inferno” – Dan Brown)

Para os racionalistas negligentes, que persistem em ignorar as questões que não conseguem compreender:

Você vê tudo através da lógica de uma independência isolada. Algumas respostas às suas perguntas irão deixá-lo completamente perplexo e não farão o menor sentido, porque você não tem uma estrutura de referências que permita assimilá-las.

Se a liberdade é um processo gradativo, o mesmo vale para o mal. Com o tempo, pequenas deturpações da verdade e justificativas aparentemente sem importância erguem um edifício inesperado. (Livro “A Travessia” – William P. Young

Ó vós, na possessão de tão robustos intelectos... observai os ensinamentos que se escondem sob o véu destes estranhos versos. (Dante Alighieri)

Vejamos a seguir, algumas conclusões a que chegou o expoente maior dos cientistas naturalistas (S. Hawking):

(...) E, se de fato há uma teoria completa e unificada, ela provavelmente determinará também as nossas ações.

(...) O universo seria totalmente autocontido; ele não precisaria de nada externo para dar corda no mecanismo e colocá-lo em funcionamento. Ao contrário, tudo no universo seria determinado pelas leis da ciência e por lançamentos de dados dentro do universo. Isso pode parecer presunção, mas é no que eu e muitos outros cientistas acreditamos. (Stephen W. Hawking)

A história Cristã é apenas o “berço da criança”, a moldura onde a lei da regeneração é manifestada perpetuamente, e o “homem celeste” cidadão do eterno “mundo-luz”, é trazido à tona no mundo do tempo. Desejamos de coração que os Cristãos de nome e de boca para fora, possam um dia encontrar a experiência vivida em seu interior, passando da história para a substância. Jacob Boehme (1575-1624)

A consciência é o último ramo da árvore que floresce; só dá frutos tardios. (Joaquim Nabuco)

O pensamento faz parte das grandes energias naturais. O segredo está no justo aproveitamento de tão extraordinária força. (Riedel)

Viver no mundo sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar nos livros. (Ensinamentos secretos de todos os tempos)

A vida é um espetáculo maravilhoso, mas nossos lugares não são bons e não entendemos o que estamos assistindo. (George Clémencean)

A maioria dos homens gasta a primeira parte da vida em tornar desgraçada a restante. (Jean de La Bruyére)

Não permita que o que você é, impeça o que você pode vir a ser. (Harry Palmer)

Os espíritos medíocres geralmente condenam tudo quanto ultrapassa sua pequena estatura. (La Rochefoucauld)

Os homens que fogem da morte estão justamente correndo atrás dela. (Demócrito)

Aprenda com os erros alheios. Você não conseguiria viver tempo suficiente para cometê-los todos sozinho. (Trupper)

Um homem não é mais do que outro, apenas um faz mais do que o outro. (Miguel de Cervantes)

Ao semear o grão da sabedoria, certo estás de colher o fruto da iluminação. (Sutra de Hui Neng)

Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso. (Brecht)

Homem algum jamais foi grande sem um toque de inspiração divina. (Cícero)

As guerras durarão enquanto os homens forem tolos bastantes para admirar e aplaudir aqueles que os conduzem à morte. (Berthèlemy)

O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. (Antônio Vieira)

Pai ajuda-me a nunca julgar o próximo antes de ter andado sete léguas nas suas sandálias. (Oração Sioux)

No homem maduro, as paixões estão a serviço da inteligência: no homem imaturo, a inteligência está a serviço das paixões. (Sabedoria Oriental)

Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para as que posso, e sabedoria para distinguir entre elas. (Reinold Niebulr)

O verdadeiro segredo da felicidade consiste em exigir muito de si mesmo e pouco dos outros. (Guinon)

Cinco coisas constituem a virtude perfeita: sobriedade, magnanimidade, honestidade, sinceridade e bondade. (Confúcio)

Quando se perde riqueza, nada se perde; quando se perde saúde, perde-se muito; quando se perde caráter, perde-se tudo. (Anônimo)

A avareza tomou conta dos homens de tal forma que, em vez de serem eles que possuem as riquezas, são elas que os possuem. (Plínio, O Jovem).

Retira-te para dentro de ti mesmo, sobretudo quando precisares de companhia. (Epicuro)

Para milhões e milhões de seres humanos o verdadeiro inferno é a Terra. (Arthur Schopenhauer)

A verdade é muitas vezes simples demais para que lhe deem crédito. (Fanny Lewald)

O futuro nos atormenta e o passado nos prende: eis aí o que leva a nos escapar o presente. (Gustave Flaubert)

A vida real seria insuportável, se não fossem os sonhos. (Anatole France)

Aproveita o dia de hoje, falta menos tempo do que imaginas. (Provérbio Chinês)

Os momentos mais felizes que meu coração conhece são aqueles em que derrama seu afeto sobre umas quantas pessoas queridas. (Thomas Jefferson)

Duas coisas me causam admiração: a inteligência dos animais e a animalidade dos homens. (Tristan Bernard)

Ter caráter firme é ter uma longa e sólida experiência dos desenganos e das desgraças da vida. (Stendhal)

O destino do homem não está no futuro e sim no passado. (Havelock-Ellis)

Se você buscar a verdade poderá encontrar conforto no fim. Se buscar conforto não o alcançará, e tampouco a verdade, mas apenas bajulação e ilusões no começo e desespero no fim. C. S. Lewis

Não se devem amontoar pedras para erigir um templo à Divindade; mais vale consagrar-Lhe um santuário em cada coração. (Sêneca)

(...) Meus escritos pretendem conduzi-los de uma meia crença histórica para uma fé viva, e ao próprio Cristo. Toda a pregação e ensinamento são inúteis se não passarem de conversa, se o pregador ou mestre não tiver o poder de Cristo, se não é o Cristo propriamente dito, por meio do Verbo, que age dentro daqueles que ensinam e daqueles que ouvem. (Jacob Boehme)

Se a liberdade é um processo gradativo, o mesmo vale para o mal. Com o tempo, pequenas deturpações da verdade e justificativas aparentemente sem importância erguem um edifício inesperado. (Livro “A Travessia” – William P. Young)

É um triste mundo este, que veste os já vestidos e despe os nus. (Calderón)

Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens. (Pitágoras)

Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não possa segui-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos. (Provérbio Ute ) (Indígena)

O que é o Homem? Nada em relação ao Infinito; Tudo em relação ao Nada; um ponto intermediário entre Tudo e Nada (...) Blaise Pascal

Os homens perdem a saúde para ganhar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E, por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente de tal forma, que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido. (Dalai Lama)

Frase sobre Cachorro:

Eles já nascem sabendo amar de um jeito, que nós levamos a vida inteira para aprender.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 17/09/2017
Código do texto: T6116972
Classificação de conteúdo: seguro