Arte e Realidade (lamentável confusão)

Muitas vezes o que nós escrevemos, nem sempre condiz com a nossa realidade. A poesia (talvez a mais bela arte) ainda é confundida com o seu criador, gerando muitas vezes interpretações errôneas e desconfortáveis. É claro que a escrita envolve emoções e sentimentos, mas quando não há uma razão específica para uma inspiração que surge, palavras são "apenas palavras" que não refletem a realidade de quem as escreve. E mesmo assim o criador acaba sendo confundido com a personagem, o que já aconteceu com alguns artistas, que chegaram a ser agredidos verbal e fisicamente por serem confundidos com o papel que interpretavam.

Por essas e outras questões, às vezes desanima escrever e eu sinceramente penso que não devemos escrever para agradar a ninguém, nem mesmo aos nossos leitores. Devemos escrever sendo nós mesmos, gostem ou não, essa é a realidade. Seja uma poesia verdadeira (às vezes acontece) ou apenas fruto da nossa imaginação, sejamos sempre nós mesmos ao escrever, sem a intenção ou pretensão de querer agradar a alguém.

Interpretações equivocadas, seja em relação ao que for, causam confusões e constrangimentos que muitas vezes abalam amizades e relacionamentos, entre outras situações desagradáveis. Mas contudo, a poesia não pode se calar, deixemos o coração falar em toda e qualquer situação.

Rio de Janeiro, 26/09/17

Pedro Paulo Costa
Enviado por Pedro Paulo Costa em 26/09/2017
Reeditado em 26/09/2017
Código do texto: T6125444
Classificação de conteúdo: seguro