CONHECIMENTO

O que somos nós? Substância que pensa, que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer, que imagina e que sente. Diante desses questionamentos chegamos à teoria do conhecimento, a qual tem interesse de investigar a natureza, suas fontes e a validade do conhecimento como problema, como origem, como essência e possibilidades. Ao longo da história da filosofia tem-se falado muito em racionalismo, empirismo, conhecimento baseado na experiência. As sensações são o ponto de partida para o conhecimento, todas as ideias elaboradas, são elementos recebidos pelos sentidos através da realidade. No racionalismo, nem todas as verdades são verdades de fato, implicando sempre a possibilidade de correção, o racionalismo se preocupa com a ideia fundada que a razão quer atingir, o ser das coisas, sua realidade essencial. Ex: uma pessoa pode ver um objeto de uma forma, e outra pessoa ver de outra forma. É uma maneira de como é considerada a atividade do sujeito frente ao objeto a ser conhecido, cada um apreende de forma diferente, ou seja, o sujeito é transformado pelo objeto. De acordo com as correntes do conhecimento, o Dogmatismo possibilita o conhecimento da verdade, naturalmente. O Ceticismo baseia-se na incredulidade, na impossibilidade de conhecer, com total certeza. O Subjetivismo considera o conhecimento uma relação puramente pessoal entre o sujeito e a realidade percebida, ou seja, é impossível alcançar a objetividade. Para o Pragmatismo, o conceito de verdade é outro, é aquilo que é útil, que dá certo na vida prática. O Criticismo, busca a superação, admite a possibilidade de conhecer mesmo limitadamente sob condições específicas. Muitos pensadores chegaram a posições diversas a respeito do conhecimento. Em tantas outras áreas da Filosofia, a questão do conhecimento é assunto que foge a uma palavra final e definitiva, é uma busca de superação de tantos impasses na vida.

Análise criada através dos filósofos

27/09/2017

Esperança Castro e Filósofos da história do conhecimento
Enviado por Esperança Castro em 27/09/2017
Código do texto: T6126441
Classificação de conteúdo: seguro