AS PALAVRAS, ASSIM COMO PEDRAS DE RIO

-As pedras nos rios quando fortes e pesadas vão ao fundo e levam junto o que estiverem nelas agregadas.
-As pedras que continuarem a descer rio á baixo, parte reforçarão encostas, murando sua orla, se incorporando a natureza!
-Outras continuarão a descer, mudarão cenários, dividirão águas a criar novos caminhos, passarelas e até servirão de pontes, de travessias ou atalhos firmes para àqueles que vierem a se amedrontarem, com a força das vazantes traiçoeiras.
-Por fim, outras menos decididas, sem propósitos e sem ambição, vão se contentar em serem juntadas pra virar depois um belo e útil, “peso morto”! ...Assim, exatamente assim são também
as palavras!
-Quando fortes e duras demais, podem e por certo levarão muitos indecisos e fracos até as profundezas, sepultando-lhes uma idéia, um sonho, um ideal.
-As palavras que se fizerem edificantes reverberarão com a eloqüência dos bons exemplos, vão alicerçar pensamentos e atos, marcarão posição, sustentando conceitos e ações.
-Se forem sublimes e cativantes serão formadoras de opinião, se distinguirão das iníquas e das inócuas e solidificarão caráter e personalidades.
Serão também motivadoras encorajando e desse modo servindo como “salva guarda” para todas as certezas, dando aos que ouvirem e seguirem, uma coragem e um proceder certo e reto!
-E aquelas que só forem fortes, mas sem utilidades, serão até ouvidas, mas só ouvidas, chegando ao máximo a ser um ponto de referência para um desvio ou a uma evasiva fortuita.