livre arbítrio

As más escolhas acompanham a humanidade desde o início.

Desde quando Adão e Eva optaram por comer do fruto proibido.

Se os primeiros seres humanos da história conseguiram fazer uma má escolha, mesmo estando no paraíso, mesmo estando em um ambiente onde tudo os favorecia para viver uma vida plena, uma vida de felicidades apenas, optaram pela pior escolha. Quem dirá nós, corrompidos pelo pecado.

E o porque disso? Por causa da espada de dois gumes chamada livre arbítrio, graças a esse "beneficio" que temos de poder escolher, optar pelo bem ou pelo mal.

No livro de provérbios existe uma passagem onde diz que o sábio vê o perigo e não prossegue, porém o tolo vê o perigo, e continua, e acaba sofrendo as consequências.(Pv 22:3)

A partir disso me questiono até onde podemos dizer que o livre arbítrio é uma dádiva divina, pra mim está mais pra um doce nas mãos de um apaixonado por doces, porém com diabetes. Ele fica entre satisfazer aquele desejo, porém tendo consciência de que irá fazer mal, ou abdicar do mesmo, e acaba por tomar a decisão kamikaze de satisfazê-lo , mesmo sabendo que isso pode lhe custar a vida.

Creio eu que o livre arbítrio existe desde antes de Adão e Eva comerem do fruto proibido, o que justificaria o fato deles poderem escolher entre comer ou não o fruto, porém querendo dar o primeiro exemplo ruim dessa nossa sina, optaram por comer do fruto, trazendo maior peso nas consequências de nossas decisões, uma vez que deixamos de ser inocentes, pois a partir daquele momento, segundo o argumento da serpente, passamos a ser iguais a Deus, conhecedores do bem e do mal, porém sem estar na mesma condição Dele, que é o de estar acima de tudo isso, do bem e do mal.

Devido a isso às vezes me passa pela cabeça se não seríamos mais felizes se não existisse o livre arbítrio, se não tivéssemos a opção de escolha de quais caminhos tomar. Porém, se assim fosse, o que Deus teria por nós não seria amor, mas sentimento de posse, Ele seria um ditador, o que iria contra sua natureza, que é o próprio amor, Deus é amor.

Pôr isso Ele nos deu o livre arbítrio, para que possamos ter a livre escolha, entre elas escolher buscar conhecer mais a Ele, buscar intimidade.

E mesmo aqueles que não acreditam Nele, e optam pelo caminho contrário a sua glória, ele se mostra amoroso, tendo entregue seu próprio filho para morrer na cruz, para poder redimir todo aquele que crê em sua vinda, morte e ressurreição, do pecado, fruto da primeira má escolha feita, doravante do livre arbítrio dado a nos seres humanos.

Sendo assim, procure usar seu livre arbítrio da melhor forma possível, entre as pílulas vermelhas e azuis da vida, procure refletir bem antes de tomar a decisão, e tenha como princípio fazer as escolhas que te levarão para mais próximo de Deus, para o caminho da vida, e não de morte.

akarosa
Enviado por akarosa em 20/10/2017
Código do texto: T6147532
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.