A vida é passageira, mas o viver é eterno.

A cada dia tenho me preocupado com o sentido dado a vida pelas pessoas.

Falo em termos heurísticos, fugindo de uma análise ortodoxa do viver.

Percebo que para muitos o viver é inexpressivo e, dessa forma, a arte de se viver, se desvanece pelo simples fato de sua falta de sensibilidade.

Vivemos como se fôssemos eternos, mas sem a consciência de que precisamos cultivar essa ‘eternidade’ e, logo ao nos depararmos com situações agruras, fazendo-nos sentir como frágeis somos, é que a falsa ‘consciência’ do eterno se desmorona.

Nossos bens materiais, nossa aparência fisiculturista, nossa mente e nosso intelecto, por assim dizer, brilhantes, tornam-se tão insignificantes diante da luta para manter-se vivo. Mesmo assim, nossas forças ainda não acabaram e nem todos têm a sensibilidade disso...

Essa sociedade corrompida desde a sua fundação, ramificando-se pelas colunas de suas estruturas é o cerne de um mundo que se vislumbra com a impunidade, com a injustiça, com a desonestidade, fomentando da forma mais perversa as desigualdades sociais que tanto têm permitido demonstrar que a vida não vale nada para muitos, e que no topo do poder “legítimo” ou legitimado por essa sociedade, a vida de alguns possui um valor incomensurável.

Com isso percebe-se quão passageira é a vida mesmo com o valor ou o desvalor atribuído a ela...

O eterno, no entanto, torna-se imperceptível para àqueles que não têm sensibilidade, que não conseguem ver a beleza nas coisas simples e terna que a vida lhe oferece. Que rotula sua vida à inclusão de marcas, de modas, de recursos tecnológicos, de status e ostentações desprezíveis para serem felizes, tudo ‘sem’ a consciência de que o eterno vai muito além do agora e que independem da existência dessas rotulações para tornar-se verdadeiro e real.

O eterno às vezes parece ser inatingível. É verdade! Pode até ser inadmissível para muitos, principalmente quando a sensibilidade que muitas vezes se encontra diante dos olhos inexiste aos encantos do coração.

Busca-se viver o hoje, mas com a velocidade do ontem, esquecendo-se de que o mais sensato seria viver o hoje com a esperança do amanhã.

Esse mundo de inquietações e de vida virtualizada que tem fascinado nossas percepções, permitindo a cada dia um avanço, traduz-se na mais frágil ideia de que estamos ‘progredindo’, e, em contrapartida, tem-nos afastado de sermos eternos pela falta de humanidade vivida.

Em breve nossas vidas se resumirão a arquivos digitais, remasterizados, podendo ainda, a cada época passar a ter uma nova formatação para atrair a um novo público, em uma nova interação...

A natureza tem perdido a cada dia sua capacidade de eternizar-se, e nós não estamos distantes disso. Somos parte integrante de um processo que se permite cada vez mais negligenciar seu direito de ser eterno.

Não consigo reconhecer a eternidade para o além-pós-morte, se a vida me permite, em meu tempo, viver toda a intensidade para que eu possa torná-la imortal!

Os outros tempos serão arquivos, assim como tantos outros para quem acha que o eterno está no futuro que não vai se vir.

Recife, 22 de outubro de 2017.

Luiz Carlos Serpa

Luiz Carlos Serpa
Enviado por Luiz Carlos Serpa em 22/10/2017
Reeditado em 22/10/2017
Código do texto: T6149785
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.