Face a face. Uma busca permanente

FACE A FACE

UMA BUSCA PERMANENTE

Jesus Cristo, imagem perfeita do Senhor, reflete a glória do Pai.

Nós “perdemos” a imagem de Deus devido ao pecado, e estamos em uma luta permanente para “readquiri-la”, na verdade aprender a ser amado pelo Senhor, que odeia o pecado, mas ama o pecador, grande mistério que a partir de agora aprenderemos a compreender para que Aquele que se fez o caminho nos encaminhe aos braços do Pai que nos aguarda.

Jesus foi o único que conseguiu ter uma vida plena de amor e obediência a Deus, e por isso tornou-se o Caminho, a Verdade e a Vida.

Nós, hoje somos aperfeiçoados diariamente pela ação do Espírito Santo que nos purifica, observamos que apesar de termos o conhecimento do bem e do mal, optamos pelo bem na maior parte de nossas ações; nestas fazemos a opção pelo amor.

Com a morte e ressurreição de Cristo inaugura-se a época da graça, o pecado já não pode nos dominar se não o quisermos, pois o Espírito nos fortalece. E se ocorrer de cairmos temos um advogado junto ao Senhor Deus: Jesus, seu Filho único.

A graça abre o espírito humano à ação do Espírito Santo, pois este ama o Filho do Senhor e ao olhar para nós vê o rosto de Cristo em cada um. Sua ação por vezes nos faz passar por provações a fim de nos purificar.

A permissão de Deus em deixar que o inimigo crie situações que nos levam ao pecado é claramente educativa, se permanecermos no Caminho, apesar de provados sairemos cada dia mais fortalecidos.

“E farei passar essa terça parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e Eu a ouvirei; direi: É meu povo, e ele dirá: O Senhor é meu Deus!”.

Zacarias, 13, v. 9

Passamos por tantas situações que querem nos desviar do Caminho, que se não vigiarmos acabaremos em atalhos que não levam a lugar algum.

Sabendo destas situações, o Senhor nos deixou sua Palavra, a fim de que tenhamos confiança e busquemos o conhecimento, é a voz do Senhor que nos fala.

“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra”.

2 Timóteo, 3, v. 16

Há muitos cristãos, inclusive, que acham que parte da Bíblia está certa e parte não, por que na vida ele faz tudo em desacordo com a segunda parte e se acha feliz e realizado, então pratica o que lhe é confortável e de resto age a seu modo, faz seu próprio caminho. Quando vê está no território da morte e já não sabe como corrigir a tantos erros, por isso se diz:

“Meu povo esta se acabando por falta de conhecimento”.

Oséias 4, v.6

Percebe-se que o povo sempre foi assim, a diferença é que hoje temos a Palavra em todo lugar, seja na própria casa, na biblioteca, na igreja, na escola, enquanto que na época dos profetas do antigo testamento o povo só tinha acesso ao conhecimento nas sinagogas, e alguns poucos em escolas de profetas.

Essa facilidade de acesso à Palavra foi adquirida ao longo dos séculos, em especial depois da invenção da imprensa, quando foi possível imprimir a Bíblia em larga escala, até este momento poucos liam e detinham o conhecimento, mesmo porque o índice de analfabetismo era enorme em relação aos dias de hoje.

Sabemos que com a vinda do Espírito Santo na Pentecoste, logo após a ressurreição de Cristo nos foi dado um coração novo - àqueles que aceitam a Jesus como Salvador , aos cristãos, portanto, e é claro, onde mais o Espírito Santo agir, pois Ele veio para a grande obra da Redenção iniciada por Cristo.

“Mas o Espírito Santo produz amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio”.

Gálatas 5, v. 22-23ª

Foi nos dado um coração novo e este tende para o bem e não para o mal.

Se você se autoanalisar verá que a tendência do seu coração é fazer o bem, tanto que cometer o pecado o levará a um vazio que tem como consequência a busca de alternativas para preencher o coração; muitos usam das drogas, remédios controlados, uma sexualidade sem controle algum, bens materiais e daí por diante, mas nunca preenchem o vazio que está em si.

“Eu vos darei um coração novo, e porei em vós um espírito novo. Removerei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne.”

Ezequiel, 36 v. 26

Se tendêssemos ao pecado seríamos realmente felizes ao fazermos dele uma opção, mas vemos claramente na realidade que não é assim, como nos sentimos mal ao realizar aquilo que sabemos desagradar ao Senhor, vamos analisar a partir deste versículo:

Ele respondeu:" Vai Daniel. Esta mensagem deve ficar guardada e lacrada até o tempo do final. Muitos ainda serão escolhidos, limpos e expurgados, enquanto os maus nada entenderão, só os conscientes entenderão”.

Daniel, 12 v. 9-10

Vemos a profundidade destas palavras, que foram escritas para nós, hoje!

A época em que vivemos é de provação, de separação do joio e do trigo, nós entendemos isso, mas os maus, que fazem a opção pelo pecado nada compreendem.

“Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram!”

“Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!”

Mateus 7, v. 13-14

Eles continuam a praticar a injustiça que gera uma ilusão de felicidade, conforto e bem estar, mas nós sabemos que tudo o que queremos vem do Senhor! Ele é que nos dá a verdadeira paz, alegria e felicidade ao permanecermos na sua presença.

Qual o cristão, que troca a vida familiar com a esposa e os filhos, e ainda os amigos, os irmãos da igreja, o futebol nos finais de semana, o passeio no parque, o cinema com pipoca, passeio na praia, o ser pai, ser mãe, avó, avô por uma vida sem direção e não se arrepende?

“Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis as vossas pérolas diante dos porcos, para que nunca as pisem debaixo dos seus pés e, voltando-se vos dilacerem”.

Mateus 7, v. 6

Jesus sabia que o inimigo iria tentar colocar em nossa mente que a vida sem direção é a que tem realmente valor, dizem: “não podemos ser direcionados por um Deus que não vemos, o que vale é a realidade do dia a dia”.

A maior parte dos leitores deve ter passado por situações adversas das quais tentaram se livrar rapidamente, por que senão destruiria a casa que ele sabe estar construída sobre a rocha, são situações pelas quais passam até mesmo os cristãos, mas, logo o Espírito Santo mostra a ele que esta indo pelo caminho largo que não leva à vida, a tristeza provocada pela situação leva-o ao arrependimento que abre espaço para o retorno ao Senhor.

“Pois a tristeza segundo Deus produz o arrependimento e, assim, leva à salvação. E isso ninguém lamentará! Mas a tristeza segundo o mundo produz a morte.”

2 Cor 7, 10

Passar pela situação e voltar à presença do Senhor o levará o caminho da perfeição:

“Deste modo, o quilate de vossa fé, que tem mais valor que o ouro testado no fogo, alcançará louvor, honra e glória, no dia da revelação de Jesus Cristo”.

1 Pedro 1, 7

Veremos a seguir que o profeta Isaias passou por esta situação, e perceberemos pelo texto que o pecado não foi uma barreira que impediu de Isaias servir ao Senhor, porque ele aceitou que era pecador humildemente:

Ai de mim estou perdido!

“Sou um homem de lábios impuros, vivo entre um povo de lábios impuros, e, no entanto meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos”.

Um dos Serafins voou para mim segurando, com uma tenaz, uma brasa tirada do altar. Com ele tocou meus lábios dizendo: “ Agora que isso tocou os teus lábios tua culpa está sendo tirada, teu pecado perdoado”.

Isaias 6, v 5-7

A ilusão de que o pecado nos afasta do Senhor por definitivo vem do inimigo, tanto o Senhor continuará a amá-lo que se fizerdes a opção pelo pecado o Senhor irá de alguma forma passá-lo pelo fogo a fim de que a sua consciência opte pela volta o Caminho permitindo situações por vezes muito complicadas: doenças, prisão, desprezo de quem você ama, uma tristeza tão amarga que não conseguirás resistir por forças próprias e assim O procurarás, pois fomos criados para estar sempre em sua santa presença.

“Bendito seja o Senhor”! Mostrou para comigo uma bondade admirável, como uma cidade fortificada. Na minha prostração eu dizia: “Fui expulso da tua presença” Mas ouviste a voz da minha súplica, quando clamei a Ti.

Salmo 31(30), v. 22-23

Se mesmo assim não voltares ao Senhor seu destino estará aguardando-o no dia do juízo.

“Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um defensor: Jesus Cristo, o justo. Ele é a oferenda de expiação de nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.”

1 João 2, 1-2

Vamos ver agora, alguns casos de purificação mais conhecidos da Bíblia e veremos que há muitas bênçãos para os que ao passar pela provação permanecem na presença do Senhor.

O primeiro vai nos mostrar a importância de guardarmos o primeiro mandamento:

Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amará o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.

Deut. 6, 4

Os três personagens que usaremos para ilustrar tal importância, no caso Sidrac, Misac e Abdnêgo tiveram de enfrentar decisões do rei de sua época que construiu uma estátua de ouro e fez o seguinte decreto:

“Quando ouvirem o som da corneta, flauta, cítara, harpa, saltério, gaita e outros instrumentos musicais, devem todos pôr-se de joelhos para adorar a estátua de ouro erguida pelo rei Nabucodonosor. Quem não fizer isso, será imediatamente jogado na fornalha com o fogo aceso.”

Daniel 3, 5-6

Logicamente que os três não obedeceram às ordens do rei, pois eles conheciam os mandamentos do Senhor. Disseram ao rei:

Existe o nosso Deus a quem cultuamos, Ele pode nos livrar da fornalha acesa salvando-nos de sua mão. Mas, mesmo que isso não aconteça, fica sabendo ó rei, que não vamos prestar culto ao seu deus, nem vamos adorar a estátua de ouro construída por ti, ó rei.

Daniel 3, 17-18

Vejam que os três dizem: “mesmo que isso não aconteça”. Eles confiavam que o Senhor estaria com eles até o fim, pois sabemos que Ele não desampara um filho seu.

“Ensinando-os a obedecer a tudo que Eu lhes ordenei e Eu estarei sempre com vocês até o fim dos tempos”

Mateus 28, 20

Quando sentir que suas forças estão se esgotando, Ele diz: Não desanime, persevere!

Os três ao passar pela provação fortaleceram sua confiança no Senhor, e fortalece a nós hoje, pois vemos em seu testemunho o poder de Deus, assim são os cristãos, quando passamos por dificuldades temos de dar testemunho do Deus que amamos.

É o agir de Deus em nossas vidas:

Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as tribulações.

“O Senhor está perto dos que tem um coração aquebrantado e salva os de espírito abatido.”

Salmo 34, 17-18

Eles tinham em mente os versículos acima e sabiam que o Senhor agiria, temos de ter esta confiança, pois o Senhor não muda.

Agora vamos no ater a um dos profetas mais puros da história da Bíblia, personagem este que se destaca por ter assumido cargos de extrema importância no reinado de Nabucodonosor, e não se tem menção de qualquer desvio, nem para a direita, nem para a esquerda da Palavra do Senhor, é um grande exemplo de pessoas que viveram a espiritualidade de uma forma exemplar, e isto o salvou como veremos.

Ao contrário do rei Davi, que sabemos ter pecado várias vezes, e mesmo assim é um exemplo de amor a Deus porque caia em si rapidamente, e arrependia-se demonstrando ao Senhor o grande amor que sentia. Vamos conhecê-lo melhor através de alguns versículos:

Como a corça que deseja as águas correntes, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando hei de ir ver a face de Deus? As lágrimas são meu pão dia e noite, enquanto me repetem o dia inteiro:” Onde está teu Deus”.

Salmo42(41), 1-4

E ainda:

Digo a Deus minha defesa: “Por que me esqueceste? Por que ando triste, oprimido pelo inimigo?”.

Salmo 42(41), 10

Davi vê no inimigo a “ausência” do Senhor, pois ele sabe que Deus o ama, é o peso do pecado em nossa alma.

Daniel vai passar por uma provação que vai comprovar a presença do Senhor na vida de seus filhos, o leitor verá que colocar-se nas mãos daquEle que nos ama é como estar nos braços da mãe, no aconchego de um carinho verdadeiro de incomparável valor, que nos prepara para qualquer situação na vida.

O fato que estudaremos é único na história:

Os ministros todos, os prefeitos, governadores, sátrapas, conselheiros, todos estão de acordo com que tu, ó rei, faças um decreto determinando que toda pessoa num prazo de trinta dias fizer alguma prece a outro deus ou homem que não sejas tu, ó rei, seja jogado na cova dos leões.

Daniel 6, v. 8

A maior parte dos leitores conhece esta história, no entanto aqui a estudaremos a partir de um ângulo que tem como objetivo mostrar que o Espírito Santo trabalha-nos, a fim de mostrar ao leitor que somos realmente a imagem e semelhança do Senhor.

Daniel continuou a fazer suas orações independente do decreto e devido a desobediência, na visão do rei é claro, e obediência em relação ao Senhor, Daniel é jogado na cova dos leões para ser devorado, costume da época para castigar a quem afrontasse ao rei, mas neste caso, como veremos Nabucodonosor gostava de Daniel, vejamos:

Chegando à cova, onde estava Daniel, o rei aflito gritou: Daniel, servo do Deus vivo, teu Deus a quem cultuas, foi capaz de livrar-te dos leões? Daniel falou: Viva o rei para sempre!

Daniel 6, 20-22

Apesar de o rei ter feito o decreto, vai à cova dos leões para ver se o Deus de Daniel, o nosso Deus tinha salvando-o; essa consciência quem dá é o Espírito do Senhor para nos ensinar que temos de nos preocupar para não fazer o mesmo contra alguém e depois se arrepender, porque nem sempre o Senhor vai agir da mesma forma, por vezes Ele deixa que aconteça com o outro o que planejaste, a fim de que aprendamos a cuidar-se ao tomar decisões; Ele vai intervir quando a situação for contrária a um plano por Ele traçado, como foi o caso de Daniel que como sabemos teve uma importância histórica indiscutível.

Para o Pai, hoje todos somos como Daniel, todos temos uma grande importância, porque sendo filhos de Deus o Senhor quer que participemos de seu plano de salvação.

A grandeza de espírito demonstrada por Daniel, não levando em consideração sua quase morte por ordem do próprio rei que fora enganado pelos governantes, que queriam Daniel destruído, levou-o a ser salvo pelo Senhor, podemos afirmar que ele vivia em espírito de tal forma que ele não tinha o “cheiro da carne” que atraía os leões, por isso a ação dos anjos e do próprio Deus.

Depois de libertá-lo, o rei fez um novo decreto que engrandece e glorifica o nosso Deus:

“Estou promulgando o seguinte decreto: Por toda a parte aonde chegar o poder de minha autoridade de rei, estão todos obrigados a temer e respeitar o Deus de Daniel.”

Daniel 6,27

Daniel que já era grande em espírito vê sua face resplandecida, como um semelhante ao Senhor, no ouro purificado que agora mostra sua face como em um espelho.

Sabe-se que o ourives coloca o fogo para purificar o ouro, e percebe que o processo chegou ao fim, quando ele vê a própria face no ouro, assim somos nós, temos de ser purificados de tal forma que a face do Senhor resplandeça em nossa face, que olhem para nós e vejam a presença de Deus em nosso modo de falar, de agir, de amar ao próximo.

Agora veremos com o mesmo objetivo a história de Abraão, o pai dos povos no antigo testamento, hoje nosso Pai é o próprio Deus que nos adotou como filhos, co-herdeiros em Cristo Jesus.

E, se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, se, de fato sofremos com Ele, para sermos glorificados com Ele.

Rom. 8, 17

A grande importância de citar o pai dos povos foi porque através da obediência Deus deu a ele e sua descendência bênçãos que nos alcançam até os dias de hoje através de Jesus Cristo.

“E Deus disse: Toma teu filho único: Isaac a quem tanto amas, dirija-te à terra de Moriá e oferece-o em holocausto sobre o monte que Eu te indicar.”

Gen. 22,2

Este versículo tem uma profundidade espiritual difícil de ser entendida até os dias de hoje. Como pode um pai que ama o filho, andar por dois dias até um local determinado para oferecer o filho único concebido na velhice em holocausto a Deus? Abrão sabia que Deus tem poder para ressuscitar, mas pai é pai, no entanto Ele deveria amar a Deus sobre todas as coisas, e Ele mesmo pediu, Abraão foi, portanto, na fé, sem nada entender, sem questionar, apenas confiou. Esta história esta intimamente ligada a Cristo, que também é Filho único, a diferença é que a certeza da ressurreição de Abraão se cumpriu em Jesus.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3, 16

“O Anjo do Senhor chamou a Abraão pela segunda vez, do céu e lhe falou: Juro por mim mesmo-oráculo do Senhor- já que agiste deste modo e não me recusaste teu único filho, Eu te abençoarei e tornarei a tua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar.”.

Gen.22, 15-17 a

Muitos fatos do antigo testamento têm paralelos na vida e missão de Cristo: O maná do deserto e a eucaristia, o holocausto do cordeiro sem mancha e o sacrifício de Cristo, a páscoa que era a comemoração da passagem do anjo frente às portas das casas dos judeus marcadas para que seus primogênitos não morressem e a páscoa de Cristo, que é a passagem da morte para a ressurreição, que nos dá a vida eterna.

Outro personagem que tem muito a nos ensinar é o próprio rei Davi, homem segundo o coração de Deus; nesta história veremos que o pecado apesar de existir na vida dele fazia-o entender o quanto ele amava a Deus, é o que Deus espera de nós ainda hoje, Davi pecava às vezes na inocência de que Deus não o olhava, até concluir que Deus está sempre conosco, até mesmo na hora em que caímos, desta experiência temos salmos que demonstram este despertar.

Para onde irei, longe do teu sopro?

Para onde fugirei, longe da tua presença?

Se subo aos céus, tu aí estás.

Se me deito no abismo, aí te encontro.

Se levanto voo para as margens da aurora,

Se emigro para os confins do mar, aí me alcançara a tua esquerda, e a tua

direita me sustentará.

Salmo 138(139), 7-10

Nós sabemos que o Espírito Santo agia em Davi, eram poucos os escolhidos que passaram por esta experiência, hoje temos a alegria de tê-Lo conosco nesta caminhada até o Reino de Deus espiritual que nos aguarda.

Vamos rever a história de Davi , desde o início, mas com um foco diferente de outras obras, vamos usá-lo para mostrar-nos a Face do Senhor, e a semelhança entre nós e o nosso Criador.

E o Senhor disse: Levanta-te, unge-o, é este!

Samuel tomou o chifre com azeite e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o Espírito do Senhor começou a ser enviado a Davi.

I Samuel 16, 12b-13 a

No período em questão, era regra o profeta da época, levantado pelo Senhor, ungir o rei a quem Deus mandava, Samuel ouvia a voz do Senhor, hoje, ouvimos através da Palavra, de educadores, pais, irmãos e outros, pois o Espírito Santo age através deles como agia em Davi e mesmo em Samuel.

Davi era muito jovem, pequeno, e pastoreava ovelhas, o próprio Samuel quando foi ungir o rei achava que seria outro dos filhos de Jessé, pois eram altos e fortes.

Mas o Senhor disse-lhe: “Não te impressione com a sua aparência , nem com a sua grande estatura, não é este”. Meu olhar não é o dos homens, o Senhor vê o coração.

I Samuel 16,7

Vemos que o Senhor olhava para o coração de todos os filhos de Jessé, mas foi em Davi que viu a imagem e semelhança com Ele.

Concluímos, portanto que o Senhor não deixa que o pecado seja um empecilho para o chamado a servi-lo, desde que estejamos abertos ao Pai, como vemos na História de Davi.

A primeira grande missão de Davi foi derrotar Golias, mas quero frisar o seguinte versículo:

Davi perguntou aos homens que estavam com ele: “Que recompensa terá aquele que conseguir matar aquele filisteu e tirar essa afronta de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para insultar as fileiras do Deus vivo?”.

Saul, o rei, apesar de não entender a proposta de Davi deixa-o enfrentar Golias, mas o adverte.

Davi disse a Saul: ninguém deve desanimar por causa desse filisteu! Eu, teu servo, vou lutar contra ele. Mas Saul ponderou: “Não és capaz de enfrentar esse filisteu. Tu és ainda um menino, e ele um homem de guerra desde a sua juventude.”.

I Samuel 17, 32-33

Davi tinha o Senhor tão presente em sua vida que ao afrontá-Lo , ele sente-se insultado a ponto de se dispor a enfrentar Golias.

A falta de confiança dos demais não tirou dele a fé de que o Senhor agiria.

Assim devemos agir, muitas vezes o Senhor nos dá missões e acabamos por desistir por achar difícil demais, no entanto aprendamos com Davi, não há nada impossível para o Senhor, mas é claro que se deve planejar antecipadamente, mas sempre confiar.

E para encerrar a participação de Davi neste livro quero apresentar para vocês um dos versículos mais rico em fé, amor, esperança, que a Palavra do Senhor tem a nos mostrar. Que sirva para a minha e sua vida.

Mas Davi respondeu: Tu vens a mim com espada, lança e dardo; eu, porém vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus das fileiras de Israel, que tu insultaste!

I Samuel 17,45

Temos de fazer assim no dia a dia, tudo fazermos em nome do Senhor.

Esse reino espiritual que Jesus implantou na sua vinda é invisível aos olhos quanto a sua totalidade, mas fácil de ser observado nas ações do cotidiano. Observe a sociedade, a família com os olhos de Deus, as demonstrações de amor a cada momento entre pais e filhos, esposo e esposa, patrão e empregado, motorista e passageiro, auxiliar de enfermagem e paciente e ai por diante, muitos dirão: há muita maldade nestes atos apontados pelo autor. Sim, há. Mas será que a maldade impera em todas as escolas, hospitais, empresas?

O maligno quer mostrar através de alguns que impera o ódio, será que é assim?

O trabalho é um dever cristão, assim como o estudo porque fazem cumprir ações esperadas pelo Pai, de seus filhos. Milhões de brasileiros o fazem, muitos não, mas por falta de oportunidade, a grande maioria dos cristãos exercem atividades, funções, cargos com eficiência e cuidado, pois tudo fazemos para o Senhor. É uma marca do verdadeiro filho de Deus.

Apesar da crise familiar, os cristãos são os que mais permanecem na presença do Senhor, é claro que há exceções, mas temos de ver o todo, não esqueçamos que somos fermento, luz, exemplos a serem seguidos e ao mesmo tempo pecadores.

Na educação, temos um Brasil em desenvolvimento, muito mais alunos cursando o nível superior, há melhoras visíveis em todas as áreas, mas há também descaso, e esses são enfocados pela mídia, pouco se mostra o dia a dia de uma ótima escola, e temos centenas. O certo é que o conhecimento humano é muito importante, o conhecer cristão da bíblia é ainda mais importante, mas não se pode desprezar nem um nem outro.

Sofro para que eles sejam confortados em seus corações e assim, estreitamente unidos no amor, se enriqueçam com a plenitude da compreensão, a fim de conhecerem o mistério de Deus: Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e ciência.

Colos. 2 v.2-3

Quanto ao conhecimento humano, vejamos:

Entre milhões e milhões de fatos destaco um que ficou muito conhecido quando ocorreu o tsunami no Japão.

Uma menina de aproximadamente dez anos olha pela janela da sala de aula que dá para o oceano, e observa um fenômeno que a professora descrevera em sala de aula, era o tsunami que começava a invadir a costa do país, ela mostra para a professora e todos sobem para lugares mais altos. Todos se salvam.

Em pequena escala, coisas importantes ocorrem a cada segundo: o médico que dá o diagnóstico e trata o doente com eficiência, a professora que incentiva o aluno a estudar mais a fim de se tornar um bom profissional, o psicólogo que orienta, a doméstica que cuida do lar e dos filhos dos patrões enquanto eles trabalham, a garçonete que serve a mesa, o pedreiro que assenta mais um bloco, o oftalmologista que retira a catarata do irmão de idade que feliz enxerga como a muito não conseguia, e somam-se a estas bilhões de ações a cada dia. São as pequenas ações que possibilitam o entendimento do ser cristão, é um compromisso com o amor ao próximo em todo lugar, somos todos irmãos diante do Senhor.

Imaginem se todos errassem ao mesmo tempo e o tempo todo! É lógico que somos suscetíveis a erros, mas sendo cristãos devemos minimizar a chance deles ocorrerem.

Se a alguém de vós falta a sabedoria, peça-a a Deus, que concede generosamente a todos, sem impor condições; e ela lhe será dada.

Tiago 1, v.5

Usemos da sabedoria com amor e fidelidade a Deus e teus frutos serão colhidos por muitos, e na prática sabemos que as bênçãos serão imensas, o Senhor estará contigo a todo momento, o Espírito Santo mostrará a ti quando estiveres errando, escute-O, corrija e siga adiante.

Pelos frutos se conhecexxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O inimigo foi lançado fora do céu por usar da sabedoria para interesses contrários à lei do amor.

Teu coração se tornou soberbo por causa de tua beleza (poder, inteligência, cargo que ocupa), corrompeste tua sabedoria por causa de teu esplendor.

Ezequiel 28 v. 17 a,b

E Ainda:

Com grande tino comercial fizeste fortuna. Mas teu coração se tornou soberbo com tua riqueza.

Ezequiel 28, v. 5

Assim é conosco, sabendo que o Senhor quer que sejamos unidos como filhos que somos, deixamos de amar ao próximo e a Deus sobre todas as coisas e nos firmamos nos bens materiais Vemos então que este é outro item para que nossa face resplandeça e Deus a olhe como a de um semelhante.

“ Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o farei conhecer ainda, para que o amor com que me amaste esteja neles, e Eu mesmo esteja neles.”

João 17, v.25

E a sabedoria do Senhor está na sua Palavra, pois Jesus falou tudo que precisávamos ouvir a fim de nos manter firmes na fé.

“ Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, é mais penetrante que qualquer espada de dois gumes”. Penetra até dividir a alma e espírito, articulações e medulas, julga os pensamentos e as intenções do coração.

Hebreus 4, v. 12

E ainda:

Toda escritura é inspirada por Deus e útil ara ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus está capacitada e bem preparada para todo boa obra.

2 Tim. 3, v. 16

Não há situação em que você se encontre que a Palavra do Senhor não oriente, mas para isso é preciso conhecê-la, por isso se dedicar ao estudo é tão importante, participe dos estudos de sua comunidade, igreja, leia a Bíblia ou peça para alguém ler para você, peça orientação sobre as leituras, leia livros ( como está fazendo ) que o façam entender melhor a Palavra, assista a filmes, vá a palestras, participe de encontros cristãos , em todo lugar o Senhor está e de alguma forma chegará a ti.

“Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados, segundo projeto Dele. Aqueles que Deus antecipadamente conheceu, também os predestinou a serem conforme a imagem do seu Filho, para que este seja o primogênito entres muitos irmãos.”

Rom. 8, v.28-29

Se você é formado em uma determinada profissão a partir de um curso técnico ou universitário, por exemplo, e te chamam para participar de um projeto. Você aceita! Para isto te preparaste, o mesmo ocorre com o Senhor, temos de estar preparados para quando formos chamados.

A partir deste momento “entraremos” em questões que mexem com o ser humano, é o “dedo na ferida”, de início poderás sentir-se se um pouco angustiado, mas depois o Espírito do Senhor vai ajudá-lo a se conscientizar e o levará a tomar uma posição cristã em sua vida, se mesmo assim não conseguir, mantenha-se em oração, não desista, o seu não sincero pode ser tão sincero como o sim que Ele aguarda. É difícil para o ser humano dizer sempre sim a Deus, vivemos aqui para aprendermos, e o Senhor é nosso grande educador.

Vamos ler com atenção o texto abaixo, é uma leitura complexa , mas tem algo a dizer para todos nós, em especial para os dias de hoje.

E depois, veio a mim esta Palavra do Senhor: Filho do Homem, nação de Israel tornou-se escória para mim; cobre, estanho, ferro, chumbo deixados na fornalha. Não passa de escória de prata. Por isso, assim diz o soberano, o Senhor: Visto que vocês todos se tornaram escória, Eu os ajuntarei em Jerusalém. Assim como os homens ajuntam prata, cobre, ferro, chumbo e estando numa fornalha a fim de que fundindo-os soprando fortemente o fogo, na minha ira e na minha indignação também ajuntarei vocês, dentro da cidade, Eu os fundirei. Eu os ajuntarei e soprarei sobre vocês o fogo da minha ira, e vocês se derreterão. Assim como a prata se derrete numa fornalha, também vocês se derreterão dentro dela, e saberão que Eu, o Senhor, derramei a minha ira sobre vocês.

Ezequiel, 22 v. 17-22

Estes versículos são uma crítica à sociedade de Israel, o povo de Deus no antigo testamento , e os problemas abordados servem para nós hoje, as igrejas e os dirigentes destas e pior, numa intensidade ainda maior.

Deus usa dos metais para falar conosco, pois na época a sociedade baseava-se economicamente na posse e uso destes. Sabemos, no entanto que nem todos os metais citados se ajuntam formando outro material que possa ter alguma utilidade, eles só podem ser usados individualmente no geral. Alguns quando misturados se estragam perdendo a chance de uso.

A prata simboliza a igreja, os outros metais são pessoas, povos, que optam em servir a outros deuses ou interesses, ou ainda rejeitam a Palavra do Senhor. Juntá-los que dizer que a Igreja está muito permissiva, deixando que o pecado tome conta, não se preocupando com a afronta da sociedade para com o Senhor, não está querendo destruir o Golias, mas faz acordo com ele.

O nosso papel de fermento, de luz está sendo deixado de lado, estamos enterrando nossos talentos dados pelo Senhor ao invés de fazer render, E pios, devido a interesses econômicos, às vezes carnais, estamos sendo joio e trigo ao mesmo tempo, mas não enganamos a Deus; Ele conhece nosso coração.

Temos de voltar à consciência e ser luz para que enxerguem a missão a que são destinados e passem a entender a realidade a partir da Palavra do Senhor.

Temos de ser fermento a fim de sermos testemunhas da eficácia da Palavra e assim levar outros a estuda-la.

De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu criador.

Colos. 3 v. 9 b- 10

Muitos governos vêm suas crises a partir de erros econômicos, acaso do destino, situação mundial; nem se preocupam com o que fazem contra o Senhor, aprovam leis que o afrontam, mantém o povo em situação de miséria, fazem descaso com setores de grande importância: saúde, educação, infraestrutura. São permissivos em relação a desvios de dinheiro público e dele participam.

Assim como o dízimo é sagrado para a igreja e deve ser destinado a obras a favor dos mais necessitados, os impostos tem que ser destinado ao que é planejado.

Sérgio Ricardo de Carvalho
Enviado por Sérgio Ricardo de Carvalho em 27/10/2017
Reeditado em 08/05/2018
Código do texto: T6154457
Classificação de conteúdo: seguro