Consciência tem cor?

Na década de 50 um casal estava a caminho do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Não tinham carro foram de bonde. A esposa estava gravida de 6 meses era dia de pré-natal. O bonde estava um pouco cheio obviamente o marido permaneceu de pé para que a sua esposa grávida permanecesse sentada. Era um casal humilde moravam em um barracão na zona norte . Ele tinha dois empregos: Entregador do Jornal o Estado de São Paulo e funcionário público , ela prendas domésticas. Conforme estavam no transporte o mesmo começou a lotar. O esposo tinha os pés doloridos . Cheios de calos de tanto que andava em seus empregos.

De repente , um homem alto de bigode entra no transporte passa apressado e pisa no pé do futuro papai:

Nossa! Ai meu pé!!!!! O senhor precisa ter mais cuidado. O homem voltou e perguntou:

- O que foi seu Negro?

- Heim ?

- Está reclamando do que? Seu resto de incêndio ! Macaco!

- Não sei porque pretos tem que ficar no mesmo bonde que a gente.

A esposa grávida ficou sem entender o motivo de tanta violência verbal . Com apenas um olhar o marido segurou a sua mão deu o sinal e pediu ao motorneiro que parasse ali mesmo. Nínguém se manifestou . Quando desceram da janela o homem dizia:

- Resto de incêndio ! Macaco!

Sem ação o jovem casal seguiu a pé ao seu destino; ela chorando de soluçar ele completamente sem ação.

Os personagens dessa história são os meus pais : Lourival Caetano Dias e Dulce Xisto Caetano Dias . O bebê que ela estava esperando era o meu irmão Junior.

Referente ao dia de hoje onde tive a oportunidade de ler um monte de absurdo sobre esse dia da tal “ Cosnciência Negra”muitas pessoas inclusive dizendo que negro gosta de se vitimisar que adoramos mimimi. Se a Tais Araujo foi infeliz em seu comentário sobre o filho ou quer sucesso por conta da lei Rouanet é problema dela. Os cientistas políticos “donos do saber” que nos criticam.

Fiquem quietos!

Vocês não sabem o que é entrar em um comércio e ser medido de cima a baixo pedir um produto e ouvir:

- É muito caro ! Talvez a sra não tenha condições de comprar!!!

Não sabe o que é ir a um salão de cabelereiros e ouvir:

- Não tenho horário! Sendo que a agenda está vazia.

Você não tem noção de uma adolescente do 2 ano de magistério ouvir de uma mãe de aluna:

- Não quero gente como você fazendo trabalho em grupo com a minha filha.!!!! Quero que a direção tome providências!

Você não sabe o que é se sentar no fundo quando criança na sala de aula e ao levar o caderno para corrigir ouvir da sua primeira professora:

- Negrinhaaaaa! Sai daqui ! Credo!

Comentários como:

- Malditas cotas! Por causa desses pretos o meu filho não entrou na universidade.!

- Sai daqui sua negra nojenta! Ouvi da boca de uma diretora uma vez.

- Nossa... é verdade que as mulheres pretas são quentes na cama?

- Adoro uma preta!

Portanto feche a boca quando falar de racismo! Você não tem noção dos bastidores. Não é um feriado que vai apagar todo um sofrimento de um povo! Colocar o Heraldo Pereira na bancada do Jornal Nacional hoje não quer dizer nada.

Cotas dadas como esmola não fazem nenhuma diferença para mim.

A única coisa que eu quero é respeito!!!!

Comemorar o que? Consciência?

Que consciência?

Limite-se a fazer qualquer tipo de comentário quando não tiver conhecimento de causa.

Consciência não tem cor!

E tenho dito!

Raquel Caetano Dias

Professora de Língua Portuguesa/Inglês

Poetisa/ Musicista

Raquel Caetano
Enviado por Raquel Caetano em 20/11/2017
Código do texto: T6177578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.