As voltas que o Mundo dá

A frase abaixo é o primeiro parágrafo do texto "O Socialismo e a Religião" de Vladimir Ilyich Ulyanov (Lenin), escrito em 1905, doze anos antes da Revolução Russa:

"A sociedade contemporânea assenta toda na exploração das amplas massas da classe operária por uma minoria insignificante da população, pertencente às classes dos proprietários agrários e dos capitalistas. Esta sociedade é escravista, pois os operários «livres», que trabalham toda a vida para o capital, só «têm direito» aos meios de subsistência que são necessários para manter os escravos que produzem o lucro, para assegurar e perpetuar a escravidão capitalista.".

Agora recordemos o Comunismo da União Soviética, China e Cuba e façamos umas pequenas mudanças no texto de Lenin:

"A sociedade contemporânea assenta toda na exploração das amplas massas da classe operária por uma minoria insignificante da população, pertencente às classes dos MEMBROS DO PARTIDO COMUNISTA, pois os operários «livres», que trabalham toda a vida para o ESTADO, só «têm direito» aos meios de subsistência que são necessários para manter os escravos que produzem o TRABALHO, para assegurar e perpetuar a escravidão COMUNISTA.".

Então o Comunismo trocou a incerteza quanto a uma futura vida digna, por uma certeza de uma vida miserável.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 27/11/2017
Código do texto: T6183334
Classificação de conteúdo: seguro