Cuidado: pessoas tóxicas.

Ultimamente eu me tenho feito a seguinte pergunta: o negativismo entranhado na pele humana é um modo de defesa ou egoísmo?

Veja bem, estou colocando aqui de forma paralela e talvez exagerada a definição de ser uma pessoa negativa e ser uma pessoa realista, pois constantemente eu me pego em dúvidas a respeito.

Eu convivo com muitas pessoas, de todos os tipos, e venho observado suas constantes reclamações e lamúrias, falta de esperança, um descaso interminável com tudo o que diz respeito a sua própria vida. Pensam que tudo vai dar errado antes mesmo de fazer e não tem confiança própria.

É ai que entra a minha questão: isso é negativismo enraizado ou apenas a certeza racional que nada é fácil e não adianta eu tentar pois sei que não vou conseguir?

Deixando de lado essa questão, o que eu sei é que esse tipo de pessoa é extremamente difícil de ficar perto. São mornas, sem vida e minam toda a nossa boa vibração. Eu sei disso pois sempre fui uma espécie de imã para coisas ruins. Tudo me atrai como se o simples fato de estar perto de pessoas assim me deixasse na mais profunda dor.

Pessoas tóxicas. Fazem mal, queimam e machucam. Fazem da sua vida um poço no qual você está constantemente olhando e sentindo o frio que emana de dentro dele; se torna um vício. Fazem você desacreditar em tudo o que é belo e puro, pelo simples fato de olharmos o monstro nos olhos e passarmos a ver a vida através deles.

Pensamos, erradamente, que nosso papel é ficar perto dessas pessoas, mesmo que isso nos custe caro. Nos afastarmos de pessoas tóxicas não é egoísmo, penso eu, é questão de saúde mental; se não te faz bem, se afasta.

Mas é tão fácil dizer...

Quando percebemos, estamos afogados em um lamaçal de angústia e pessimismo. É como um vício em drogas.

Talvez eu não tenha comentado mas acho que deu pra perceber.

Eu sou uma dessas pessoas. Sinto-me amarga, sem vida e cor. Pessoas ao meu lado não esboçam risadas, sorrisos, uma vez dentro da minha casa, a atmosfera fica pesada e tudo fica cinza.

Infelizmente me transformei no meu pior pesadelo.

Quem trabalha com monstros, se torna um deles.

Destiny
Enviado por Destiny em 04/12/2017
Código do texto: T6189623
Classificação de conteúdo: seguro