Planos de Ano Novo

O que mais ouvimos quando está se aproximando o Ano Novo é gente fazendo promessas. São típicas as frases como: "vou emagrecer"; "estudar mais"; "viajar", etc. Mas quantas pessoas realmente cumprem as promessas que fazem a si mesmas e aos outros? E por que as fazem? Bem, quando vai chegando o final do ano, é natural que, fazendo a retrospectiva, pensemos sobre o que poderia ter sido, as surpresas trazidas pela vida durante o ano prestes a acabar e concluamos que, se queremos que o ano batendo à nossa porta seja diferente, precisaremos mudar nossos pensamentos e forma de agir. Além disso, a chegada de um ano novo sempre nos lembra que o tempo passa e não podemos gastar nossas vidas inutilmente. Os sonhos não vão se realizar magicamente e só viveremos de verdade se soubermos usar nossa capacidade criativa para mudar, aprender e crescer. Mas não precisamos esperar o último dia do ano para fazer as promessas que, afinal, servem para traçar metas a ser atingidas e que nos ajudarão a ter em nosso peito a chama de um ideal. Quando você faz um plano e se esforça para concretizá-lo, você se surpreende com o quanto é capaz de crescer e também vê que a vida não é apenas sobreviver. Ter sonhos e se esforçar para torná-los reais nos faz buscar o nosso aperfeiçoamento e a nos conhecer melhor pois, na luta para alcançá-los, tornamo-nos conscientes de nossas capacidades e limites, passando a entender como podemos trabalhar para sermos melhores. Enfim, fazer promessas pode ser o primeiro passo para um grande recomeço em nossas vidas.