EDUCAÇÃO e RESPEITO...

Para se saber como educar com respeito, antes é necessário saber o que é educação e o que é respeito.

O que é educação? O dicionário, no Google, nos dá essa resposta:

educação, substantivo feminino

1. ato ou processo de educar(-se).

2. aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino.

O que é respeito? dicionário Google:

respeito, substantivo masculino

1. ato ou efeito de respeitar(-se).

2. consideração, deferência, reverência.

Parece simples, não é? Porém, na prática, não e simples, nem fácil, mas é possível e necessário.

Então o que falta? Onde está o erro? Como concertá-lo?

É simples e prático dizer que educar é não cortar asas, mas orientar para o voo. Mas não é o que na maioria das vezes acontece.

O que vemos são educadores podadores, tanto na família quanto na escola. Preconceituosos, arrogantes, autoritários, racistas, acabam por transmitir isso aos seus educandos.

Não educam para libertar. Educam para aprisionar mentes indefesas, que resurjem adultas, cheias de ideias erradas. Não é o que estamos vendo acontecer no Brasil? Quem educou esses corruptos e corruptores? Será que estou vendo coisas? Será que não está acontecendo?

A geração que nos governa veio de uma casta de pessoas, que tiveram como educadores adultos extremamente interessados em si mesmos e nas próprias conquistas. Escravocratas, pedófilos, abusadores de mulheres e crianças. Estou a dizer alguma sandice?

A educação que tive me ajudou a ser quem sou hoje. Nada foi fácil. Nada foi de graça. Graças a Deus tive que trabalhar, mesmo que em casa, desde pequena. Tive que correr atrás de meus sonhos. Nada veio fácil ou espontâneo. Vieram as oportunidades. Pequenas até e muitas vezes quase invisíveis. Mas minha fé em Deus que ajudou a enxergar o que eu precisava enxergar.

Quanto mais moleza se recebe, mais mole se fica. Quanto mais de graça se recebe, menos valor se dá.

Educar com liberdade e respeito, NÃO É EDUCAR dando tudo nas mãos, facilitar, dar o peixe. Tem mesmo é que ensinar a voar dando, no máximo, a vara, ou ensinar a ir no mato colher e preparar a própria vara.

Quanto mais difícil for a conquista, mais resultados positivos se alcançará.

Orientar não é fazer para a pessoa.

Orientar é dizer, no máximo:

- Olha, ali você tem dois caminhos:

* Um te levará ao gozo e delícias da vida, que são passageiros.

* No outro, é tudo mais difícil. Você vai ter que trabalhar duro, lutar, "matar um leão por dia", mas você terá o sono para se recuperar. E o resultado, você verá, não será fácil, alguns desistem, voltam pra trás no meio do caminho, se matam, mas quem consegue ultrapassar tem no final uma vitória real, verdadeira, sua, que te dará satisfações que só quem consegue pode sentir.

Educar com liberdade e respeito é ajudar a pessoa a enfrentar esse caminho duro, árduo, de muito estudo e trabalho, de cansaço, desgostos, quedas, choros, mas um caminho de conquistas verdadeiras.

Assim fui educada. Assim procurei educar. E posso dizer, com tranquilidade, os resultados são bons. E algumas vezes, ótimo.