Questão de aceitação

Chega um momento em que temos de aceitar que as pessoas não vão mudar simplesmente porque fazemos questão de mostrar que suas atitudes nos são desagradáveis ou prejudiciais. Talvez elas até saibam que estão nos prejudicando, sendo inconvenientes ou chatas, mas isso não significa necessariamente que elas tenham sensibilidade para se colocar no nosso lugar. Mas por que perdemos tempo tentando despertar a consciência, compreensão e sensibilidade de quem não possui? Apesar de nosso lado racional nos mostrar que é inútil esperar que as pessoas mudem alguma parte instintiva e emocional nossa insiste em se agarrar à esperança de que as pessoas irão prestar atenção aos nosso apelos e sentimentos, passando a considerar as nossas necessidades. Por que nos agarramos a certas esperanças que se provam tão vãs? Será que gostamos de nos iludir? Talvez, embora seja arriscado fazer qualquer suposição. O fato é que, se nos agarramos a ilusões, isso só servirá como um analgésico, impedindo-nos de encarar a realidade, o que só nos prejudicará. Sem admitir a verdade, não adquiriremos uma compreensão madura dos fatos. Consequentemente, não aprenderemos a lidar com os fatos como se deve. E só encarando as coisas como elas é que iremos nos tornar psicologicamente mais fortes. Ao entender e aceitar que alguém não mudará por nós, nós nos veremos obrigados a refletir sobre o que é melhor para nós, a aprender a nos fazer felizes e a não depender dos outros. Apenas assim, nós seremos mais livres.