Antes de tudo

Antes de tudo, lembre que você não deve sacrificar seus sonhos e sua individualidade pelos outros. Isso não fará de você uma pessoa melhor, você apenas se tornará uma pessoa frustrada e infeliz por estar vivendo como se seus sentimentos não fossem importantes. Caso sua vida esteja lhe frustrando e você suspeite que vive se sacrificando pelos demais, faça-se as seguintes perguntas: eles se sacrificariam por você? Por acaso você também não é importante? Por que só você tem de deixar seus sonhos de lado, trabalhar mais que os outros e assumir o papel de anjo ou mártir?

Por acaso parece justo que uns gozem e possam viver suas vidas enquanto você fica sem poder viver a sua? Não há nenhuma lei dizendo que umas pessoas merecem ser mais felizes do que as outras, entenda isso! Você não é menos importante que ninguém e não deve viver como se a vida tivesse de ser uma eterna penitência e o mundo fosse um purgatório. Aliás, por que viver só para os outros? Você faz isso por ter se prendido ao papel de bonzinho que esquece de si mesmo? Quer carregar uma cruz para garantir um lugar no paraíso? Imagine, mas imagine mesmo, se alguma das pessoas que lhe cerca vai se perguntar se você não está sobrecarregado ou frustrado por viver como se sua vida não fosse importante! Qual é a dignidade disso? Quantas pessoas inteligentes, talentosas e brilhantes não tiveram sua luz ofuscada por estarem sempre fazendo coisas para os outros e mal terem tempo para si?

É bom que sejamos solidários, mas não que nossa bondade se volte contra nós a ponto dos outros só pensarem na gente como alguém que tem que estar sempre lá, à disposição deles para atendê-los. Você não é para uma vida dessas, você tem de ser feliz! Aguentar uma vida frustrante só lhe fará adoecer, porque você acumulará frustrações, tristezas e raivas que se voltarão contra você. Se quer uma prova, pode ver o histórico de pessoas com úlceras, dores crônicas, câncer e problemas no coração. Vários, atrás de si, têm um histórico de frustrações e raivas reprimidas que as levaram a desenvolver transtornos emocionais, psicológicos e físicos como neurastenia, ansiedade, depressão e tantos outros distúrbios psicossomáticos como os quais terão de conviver pelo resto da vida. Você quer isso para você? Para que se obrigar a ser santo?Você não deve viver para cuidar dos demais. Estamos num mundo em que cada um deve cuidar de si e de nada adianta você ser bom para todos menos para você.