Um exercício de humildade

A Química provou que tudo é formado por átomos, compostos pela combinação de uma reduzida variedade de moléculas. A Genética constatou que há pouquíssima diferença entre as estruturas do gene, partindo da minhoca e indo até o ser humano; na verdade, geneticamente falando somos primos em primeiro grau de qualquer animal portador de um sistema nervoso, o que inclui as larvas da mosca varejeira, a bolacha-do-mar e, quase, um pé de repolho. Sim, somos 40% parecidos ao repolho em termos genéticos.

E você ainda se julga especial apenas porque pode tranquilizar sua angustiosa e ordinária existência com fantasias metafísicas, feitas de encomenda para a exasperante nulidade de sua indevida pretensão cósmica?

Analise detidamente a múmia de um faraó egípcio, e se esforce para imaginar a quantidade de orgulho que milênios atrás transbordaram dessa carcaça que agora esfarela, despertando unicamente a fria comiseração de sua piedosa repugnância.

E depois perceba, não sem uma pontada de despeito, que nem mesmo a esse lúgubre nível de pompa seu próprio cadáver há de chegar.

Damnus Vobiscum
Enviado por Damnus Vobiscum em 12/01/2018
Reeditado em 13/01/2018
Código do texto: T6223999
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.