"Procurar no outro o que não se vê em si mesmo"

É sabido que a adolescência é o período de maior conflito emocional que o ser humano atravessa durante seu desenvolvimento, também é nesse período que começam a perceber – se como integrante da sociedade a qual estão inseridos e precisam escolher um grupo que irá compor e nortear parte da sua historia. Desta forma aqueles que se sobressaem nas relações interpessoais (podem) liderar de certa maneira o grupo, outros serão parte do todo e outros tantos se manterão a margem dos grupos, seja por insegurança, timidez, rejeição ou medo de ser recusado.

Mas, de onde surge essa insegurança? Um dos motivos está relacionado a maneira como a família interage entre si e com a sociedade. Dito de outra maneira, a família nuclear passa por muitas modificações e interações entre seus membros e quanto mais o relacionamento é equilibrado, harmônico, quanto mais amor houver, mais eles transmitirão segurança para seus membros mais novos, os filhos.

Onde as desavenças, a rigidez for mais frequente maior será a possibilidade de seus membros mais jovens sentirem insegurança frente aos grupos ou eventos.

Jovens inseguros podem se envolver com aqueles que apresentam maior desenvoltura pessoal, os ditos descolados, é uma maneira de serem notados, usam as vezes de um comportamento rebelde com o intuito (inconsciente) de esconder a insegurança, criando uma falsa imagem de si mesmo.

Surgem problemas quando se envolvem emocionalmente demais, a ponto de se tornarem (adultos) e terem a própria família, a falsa imagem de si mesmo pode refletir na educação dos seus filhos repetindo ciclos que perduram nas gerações anteriores.

Exemplificando; uma pessoa que foi insegura na infância e na adolescência, casa-se com uma pessoa que representa aquilo que lhe faltava, acreditando que o outro irá suprir tudo que lhe falta em termos de segurança e controle emocional, essa projeção irá provocar muita frustração, por que não se pode encontrar no outro aquilo que se deve encontrar em si mesmo.

Psicólogo Mario Souza

(11) 94350-4959 ( Whatsapp)