UMBANDA

A umbanda é a única religião criada no Brasil e se engana quem pensa que ela é apenas afro. Na verdade a Umbanda é totalmente ecumênica pois é uma religião espiritualista que recebe em suas agregações espíritos desencarnados de vários sábios pertencentes as mais variadas religiões e tradições diferentes como por exemplo os incas, os maias, os astecas, os turcos, os índios brasileiros ou os antigos navegadores que se perderam em terras desconhecidas. A Umbanda vem nos ensinar que devemos amar a todos e tratar a todos como iguais, que não deve existir preconceito e recebe com toda a humildade do mundo os ensinamentos medicinais, humanos e espirituais dos espíritos que ganharam ainda mais elucidação e iluminação espiritual depois de desencarnados. Ou ainda buscam por eles assim como nós. A Umbanda recebe mais influência dos nossos queridos africanos porque faz bastante uso de tambores e colares já que entende que qualquer tipo de utensilio usado para auxiliar na evolução espiritual é bem vindo, então esse tipo de costume acabou sendo bastante incorporado na religião. Existe hoje um grande mal entendido por parte dos leigos que acreditam que Umbanda, Candomblé e Macumba são tudo a mesma coisa. Na verdade a Umbanda se originou do espiritismo, do cristianismo e também do candomblé recebendo desencarnados dessas religiões e adotando os costumes dos mesmo. Entretanto, consultando cada entidade que se manifesta estabeleceu-se uma corrente de pensamento religioso de que os Orixás na verdade são sagradas energias vivas da natureza, criadas por Deus (único Deus na Umbanda criador de tudo que existe) para ajudar no sustento espiritual e material da humanidade assim como os anjos que tem a função de transmitir suas mensagens aos homens. As oferendas, nada mais são que um agradecimento as essas energias como forma de respeito e reconhecimento ou algum tipo de oração para se fazer um bom pedido. Se alguns fazem o mal como é do costume de muitos seres humanos, independentes da religião que seguem, já é a individualidade de cada um falando mais alto, usando de artifícios maléficos para prejudicar o outro, coisa que a Umbanda condena totalmente por preservar acima de tudo o amor, a caridade e a evolução espiritual. A Umbanda abraça todos os povos e entende que somos todos irmãos, que todas as religiões tem a mesma finalidade e que todas elas são interligadas partindo do entendimento de que o mesmo Deus é representado com nomes diferentes nas mais variadas culturas e povos distantes onde o homem tenta entender este Deus e lhe cultuar a sua maneira mantendo muitas vezes tradições milenares.