Identidade

Há momentos nos quais chegamos a duvidar de nossa própria identidade, olhamos para dentro de nós mesmos e nos perguntamos:"Será que ainda sou a mesma pessoa? Sou capaz de agir até o fim segundo os princípios que me ensinaram a acreditar?" A verdade é que há momentos em que nossas atitudes nos levam a não nos reconhecermos e a nos questionar quais são nossos reais sentimentos.

É assustador quando as circunstâncias a que somos sujeitos, especialmente as externas, vão nos mostrando que somos bem mais do que supúnhamos, e isso nos atordoa, forçando-nos a confrontar nossos valores, crenças e preconceitos e talvez cheguemos a sentir horror a nós mesmos por nos pegarmos desejando e imaginando coisas que antes não admitíamos.

Muita gente desenvolve sérios problemas emocionais ao perceber que não é bem quem pensava, até porque isto prova que possuímos muitas características pouco louváveis, desejos obscuros e egoístas e não queremos admitir isso, principalmente porque vivemos numa sociedade que nos obriga a sufocar o que entendemos como o nosso "lado mau", porque temos que ser bons, puros, não nos deixar levar por instintos ou paixões, mas será que é possível a gente viver negando esses aspectos da nossa psique que, queiramos ou não, compõem nossa personalidade?

Não há respostas para tantas indagações, talvez nunca as haja, mas podemos dizer que, quando somos confrontados com os lados obscuros de nossa personalidade até então desconhecidos, é como se de repente, ao nos ver nos espelho, além de nosso reflexo, víssemos um outro reflexo nosso, que pode nos fazer ter medo de nós mesmos.