O Último Sorriso...

Era junho de 2016, alguns dias antes de meu pai partir. Estávamos eu, minha tia e minha irmã no quarto da UTI onde ele estava internado. Há uma semana, os médicos nos noticiou que seu quadro era irreversível, e que seu cérebro já não respondia após um segundo AVC.

Enquanto conversávamos ao lado da cama, minha irmã fez uma piada e meu pai com muito esforço levantou os lábios e sorriu. Nossa reação foi imediata de ir para mais perto dele e ver se aquilo havia sido um espasmo ou ele realmente havia sorrido. A piada foi contada novamente e para nosso espanto desta vez ele como de costume em nossa casa sorriu gargalhando. Seu sorriso naquela noite nos contagiou a todos e nós sorrimos também, apesar de nossa dor, seu sorriso foi como uma luz na escuridão.

Sei que como na foto abaixo tirada anos antes, seu sorriso naquele momento escondia muitos outros sentimentos, mas ele provou que nunca deixou de sorrir mesmo nos momentos difíceis. Gosto de pensar que naquele momento ele entendeu seu proposito, e aceitou seu destino, sorrindo pela vida que teve, pela família e amigos com quem pode compartilhar suas alegrias e tristezas durante seus 56 anos.

Amanhã 7 de fevereiro de 2018 meu pai completará 58 anos, e se aquele sorriso me ensinou algo sobre ele e sobre a vida, foi que independente das lutas e dificuldades que a vida lhe trouxer, sorria e encare seu destino com um sorriso no rosto. Nada que aconteça pode apagar o brilho de um sorriso. Quanto a ser o último sorriso dele: Duvido! ..sei que continua à sorrir com a gente, mesmo as vezes sendo um sorriso falso, um sorriso de saudade, mas sempre com um sorriso.

Diogo Rafael Simione 06.02.2018