O enxadrista

Calculada e friamente, mexes as peças deste tabuleiro.

Jogas bem! Blefas, omites, distorces. É um jogo, vale tudo, não é?

A vitória sobre a ingenuidade é mais saborosa

do que qualquer outra forma de soberania.

O adversário sofre, ansioso, sem conseguir prever tua próxima jogada.

Abre as defesas, tenta blefar também, mas não consegue. Não é de sua natureza...

Com teus olhos frios, consegues ler no fundo dos olhos dele

tudo o que planeja e os passos que dará a seguir.

Então, jogas. Fazes com ele se sinta confortável. Ele relaxa. Uma trégua, afinal.

Engano. É pura estratégia. Somente quando a peça cai ou é arrancada do tabuleiro,

de olhos arregalados, o adversário percebe. E sofre. De novo, não...

O jogo termina. Derrotado, teu adversário se retira, exausto da batalha. Não mais a dor.

Sentimento algum o preenche.

Nada mais, apenas o vazio...

Novamente montas o tabuleiro. Caprichosamente.

Antevendo o prazer em se mostrar superior, inteligente, estrategista e calculista.

Escolhes a dedo novo adversário...E recomeças...

.......................................................................................

Falava eu do destino...Mas como disse um poeta meu amigo, a poesia é de quem lê e a ela dá sentido...

Reflexões do Mestre Fernando A. Freire, que me brinda com este carinho que nem sei se mereço. Obrigada, Mestre!

"O xadrez é lógica pura, onde o blefe não existe.

Na verdade, somente se o enxadrista adversário permitir o reposicionamento ou a troca ou retirada (indevidos) de alguma peça.

Mas vamos ao essencial: no jogo (i.e, na guerra), o Rei estará mais seguro se a Rainha permanecer ao seu redor.

Se ela se distanciar do Rei ficará vulnerável.

Até um peão poderá arrebatá-la.

Quem perde a Rainha no jogo, fatalmente perderá a partida.

É o mesmo jogo da vida.

O homem (no caso, o Rei) não consegue sobreviver sem a sua muleta (a Rainha).

Arrastar-se-á.

Definhará.

Só, somente perderá".

Lyzzi
Enviado por Lyzzi em 10/02/2018
Reeditado em 14/02/2018
Código do texto: T6250396
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.