Provérbios 15 - Mais vale uma vida simples.

Em provérbios está escrito:

"Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação.

Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio."

Provérbios 15:16,17

A despeito de que muitas pessoas hoje vivem só de "hortaliças" em cultuamento a um corpo magro, o provérbio quer dizer:

- Mais vale uma vida simples, sem muitas riquezas materiais, do que muitos bens, muito dinheiro, e com eles, a falta de paz, de alegria, de saúde, de contentamento, de união, de amor... Bem isso!

Porque a vida simples permite às pessoas usufruírem do que é realmente importante. Quem tem uma vida simples por opção, por reconhecimento de que mais vale o tempo gasto com a família, no meio da natureza, com comida simples, caseira, alcançou um tipo de sabedoria especial, espiritual.

Porém muitos ainda vivem na ostentação, abusando do próprio corpo e abusando de outras pessoas também. Vivem uma glória e alegria falsas. Vivem a matéria, não a espiritualidade.

Entretanto, somos seres espirituais, vivendo num mundo material, cheio de ilusão. E o caminho de saída é por dentro, não por fora. É pelo espírito, não pela matéria. Daí a necessidade da bondade, da simplicidade, da solidariedade, da compaixão...

E para estar ligado nessa espiritualidade precisa devoção. Precisa crença. Precisa fé. Sem Deus é impossível vencer.