Como construir um imbecilômetro

Cingapura é uma cidade-estado que conquistou sua independência em 1965. Seu PIB é de US$ 445 bilhões e o PIB per capita é de mais de US$ 80 mil.

O PIB brasileiro é de US$ 3,2 trilhões e o PIB per capita US$ 15,6 mil.

O PIB total da Venezuela é um pouco maior que o de Cingapura, mas o PIB per capita é semelhante ao do Brasil.

Com base nesses dados é possível construir um imbecilômetro rústico porém eficiente para ilustração.

Basta traçarmos uma linha graduada de 0 (zero) a 100 (cem).

Na extremidade 0 (zero) colocaríamos Cingapura, porque apesar de ser apenas uma cidade, é considerada um dos países mais ricos da Terra. Lá a carga tributária tem a medida exata da necessidade de serviços da população. A Economia se baseia na livre iniciativa.

Na extremidade 100 (cem) estaria a Venezuela. Ela tem as maiores reservas de petróleo e gás do planeta. Bom potencial para industrialização e atividades ligadas ao turismo. Mas Nicolás Maduro conseguiu transformar um país potencialmente rico num país efetivamente pobre. Com certeza ele está fazendo o governo mais imbecil da História da Humanidade.

O Brasil poderia ficar no nível 80, não pelo que somos mas, pelo que poderíamos ser se não fossemos o que somos.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 21/02/2018
Código do texto: T6259904
Classificação de conteúdo: seguro