Compaixão

Compaixão vem do latim (cum = junto, ao mesmo tempo - patior = sofrimento, situação difícil) significando sofrer junto, compartilhar o sofrimento. Parece diferente de paixão, mas tem a mesma origem. A palavra paixão ganhou este novo significado entre o século XIII e XIV.

É com certeza um sentimento importante, parecido com a empatia, entretanto mais ligado diretamente ao momento de sofrimento.

É uma das coisas que faz-nos termos comportamentos humanos ao invés de mecânicos. Sua falta é sintoma de psicopatia e pode ser extremamente perigosa.

Qualquer pessoa normal é capaz de ver o sofrimento nos olhos do outro. Agir com compaixão se torna então uma das principais formas de se chegar à piedade. Quando se tem compaixão, nosso coração tem mais facilidade para ver o que é certo, pois o que se faz por compaixão pode estar errado, mas mesmo assim foi feito de coração. Entre os vários mistérios do universo está aquele dizendo que muitas vezes é melhor estar errado na compaixão que certo na indiferença.

Melhor perder a vida que a compaixão, e mesmo assim temos que viver sem ela. Uma das nossas tarefas no caminho do homem é fazê-la crescer e prosperar em nossos corações para evitar fazer o mal. E não há mal maior que buscar fazer o bem sem compaixão.