A semente

Tenho falado muito em crescimento, aqui, cabe uma pequena pausa para refletir o tamanho e a pretensão de significados dessa palavra.

Crescer talvez seja mais identificável a imagem da semente, do fruto que se desenvolve primeiramente no seio da terra, recebendo do seu meio o nutriente para florescer e crescer.

Enfrenta a vontade do tempo e suas estações, a causalidade da chuva ou do fogo, e tem na sua resistência a formula necessária ao seu desenvolvimento.

Mesmo estando exposta a intempérie da natureza, sobrevive, desenvolve-se e torna-se aquilo que foi destinado a ser a partir da semente.

Assim também podemos ponderar dentro da analogia de que passamos pelo mesmo processo de desenvolvimento, igualmente dentro de nós carregamos a essência dessa semente que nos dirige para frente, e muitas vezes, contra as intempéries na natureza da sociedade, com seus padrões sociais.

Diferentemente pode-se dizer que alguns de nós alcançamos o despertar da semente de seu mundo interior espiritual, e rompem as frustrações dos padrões a quais, a maioria acompanha, feito ovelhas ao redor do pastor. Rompendo com os padrões estabelecidos e tornando-se uma luz a ser seguida.

Mario Souza Psicólogo

Crp 06/128032 - Cel. (11) 94350-4959