Um velho e insuportável clichê

Muitas das coisas que se dizem a quem enfrenta problemas já se tornaram clichês. Se as analisarmos bem, elas não apenas viraram lugar comum de tão repetidas, mas também não ajudam realmente ninguém. São vazias e podem até piorar o estado emocional de quem está passando por um momento difícil.

Entre os clichês, está o "há pessoas em situação pior". Vamos ser francos e admitir que uma frase dessas não serve para nada. O que quem a diz quer dizer? Que devemos agradecer por estarmos passando o que passamos? E quando uma pessoa ouve isso, sabem o que ela pensa? Que estão lhe dizendo: "você está sofrendo por besteira"; "sua vida é boa, pare de reclamar." Isso soa muito insensível. Somente a pessoa sabe quais são suas dores e frustrações. E nada do que nos faça sofrer deve ser considerado besteira.

Este velho e insuportável clichê costuma vir acompanhado de explicações já bem conhecidas como " você tem casa e comida e tanta gente está passando fome". Certo, sempre há gente em situação pior do que a nossa. Podemos realmente dizer que temos sorte de não estar dormindo na rua, enchendo as filas dos hospitais ou vivendo em zonas de guerra ou nas favelas. Porém, isto não significa que nossos problemas são besteiras. Claro que devemos nos sensibilizar com os problemas de gente que passa privações ou vive em áreas violentas, mas o que podemos fazer em relação a isso? Não somos Deus.

Depois, uma afirmação dessas simplifica demais os problemas enfrentados pelo ser humano. Se não passar fome e ter como suprir nossas necessidades fosse suficiente para sermos felizes, a vida seria tão fácil, não? Vejamos as pessoas ricas, que têm mais do que precisam. Não seria para serem as pessoas mais felizes do mundo? E quantas não são tão infelizes? Os problemas da vida não se resumem a ter o que comer e vestir e onde morar.

Não podemos ir logo dizendo que há gente passando por problemas piores até porque não estamos enfrentando o que aquela pessoa enfrenta. Desconhecemos os níveis de stress e pressão psicológica que ela está passando, há quanto tempo tem enfrentado adversidades e se ela não está frustrada porque a vida que hoje vive não é totalmente diferente do que sonhava viver. Imaginemos a estrutura emocional de alguém que tinha sonhos e ideais que não conseguiu realizar.

Pensemos na mulher que abriu mão da carreira para se dedicar à vida de dona de casa, quem teve seus projetos frustrados, sofreu injustiças ou não consegue sair de uma situação insatisfatória. Isso é besteira? Você diria a alguém assim que há pessoas sofrendo mais? Existem os mais variados tipos de sofrimento. Todos os problemas necessitam ser tratados com atenção diferenciada, porque cada um é único.

Precisamos ter cuidado tanto com este clichê desprovido de sentido quanto com outros que em nada ajudam quem sofre. Que tal a gente apenas ouvir e mostrar solidariedade?