VIRTUDE X MATERIALISMO

No mundo moderno, capitalista, monetarista, está sendo apregoado "aos quatro ventos" que os indivíduos devem “viver” buscando o sucesso, que para muitos se traduz na busca de dinheiro, sucesso, status, etc. Porém, vivemos em busca de tais objetivos, mas nunca os atingimos ou nunca estamos satisfeitos com o que conseguimos. Daí surgem diversos problemas de ordem emocional ou psicológica, tanto no homem quanto na mulher, gerando muitas frustrações, que por vezes resultam em problemas de saúde. Entendo que o materialismo, que está envolto nesta busca por dinheiro ou bens materiais, está equivocado e trazendo muitos desprazeres para o ser humano que nos tempos mais antigos dava valor para outros aspectos da vida muito mais interessantes.

Na Grécia Antiga um pensador bastante conhecido, Sócrates, assim disse sobre a virtude contrapondo o materialismo, na sua defesa no tribunal grego que o condenou a morte por envenenamento: “Outra coisa não faço senão andar por aí persuadindo-vos, moços e velhos, a não cuidar tão aferradamente do corpo e das riquezas, como de melhorar o mais possível a alma, dizendo-vos que dos haveres não vem a virtude para os homens, mas da virtude vêm os haveres e todos os outros bens particulares e públicos” (grifo nosso). Já naquele tempo alguém já percebeu como é nefasto o materialismo e como tal pensamento do grande Sócrates está atual, pois hoje o mundo está “girando” em torno da busca desenfreada pelo sucesso, que muitas vezes, é entendido como busca pelo dinheiro. Mas muitos poucos estão percebendo que existem muitas outras virtudes, tais como a honestidade, altruísmo, bondade, lealdade, responsabilidade, ética, etc. Todos estes valores destacamos nos seus significados mais simples, da forma que qualquer indivíduo “médio” entenda, deixando de lado as suas conceituações mais complexas das diversas ciências que tratam destes temas.

Jair Pereira de Sousa
Enviado por Jair Pereira de Sousa em 20/03/2018
Código do texto: T6285732
Classificação de conteúdo: seguro