FILOSOFANDO 12.

( Gênesis 12. )

Neste belíssimo capítulo de Gênesis, vemos logo nas primeiras linhas, Deus chamar a Abrão dizendo: " Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra " . Caríssimos leitores, notem que o nome do patriarca, ainda é " Abrão " diferente do que virá a ser mais a frente, onde ele se chamará " Abraão ".

Algo maravilhoso notaremos logo de início, veremos que em Abrão, aos poucos aflora sua notável característica, que o fez, e ainda a faz conhecido nos dias de hoje como; o pai da fé. Deus o chama por volta de 2090 a. C, este homem fez o que poucos fariam, deixando o conforto do seu lar, da sua terra natal, de seus costumes, de suas crenças, tudo em obediência a voz que lhe dizia para sair da sua terra, aquela não era qualquer voz, mas a do próprio Deus.

Vejam que, é compreensível tal atitude do patriarca, o fato que o fez obedecer, talvez esteja ligado com o que ele viveu durante toda a vida, onde foi ensinado a prostrar-se aos ídolos do pai e rogar-lhes suas orações. Abrão no entanto, descobriu naquela voz, o que jamais ouviu de um ídolo.

Abrão parte com 75 anos juntamente com sua esposa Sarai e seu sobrinho Ló, partiu de Harã e fizeram jornada pelo deserto até Canaã. Chegando ali, Abrão erigiu um altar a Deus, aparecendo a ele, prometeu dar-lhe a terra. Ele então foi até Betel, que quer dizer " a casa de Deus " . Vemos nascer aqui, um relacionamento entre o patriarca a Deus, sua fé era fortalecida e crescia cada vez mais.

Abrão em obediência a Deus estava vivendo na terra prometida. No entanto, houve uma fome que o fez deixar Canaã e ir para a terra do Egito. Temos aqui uma situação diferente, temendo que faraó lhe matasse a fim de casar-se com Sarai, Abrão disse a ele que ela era sua irmã. Em parte isso era verdade: ela era sua meia-irmã. Faraó fez planos para casar com Sarai, porém Deus enviou pragas sobre sua casa. Faraó repreende a Abrão pela mentira, ele aparentemente aprendeu a lição, pois usaria esse estratagema em outra oportunidade.

Esse é apenas o começo da história desse importante personagem de Gênesis, que mais a frente, nos próximos capítulos, vai desenhar a sua história mostrando o poder de Deus em sua vida.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 24/03/2018
Reeditado em 24/03/2018
Código do texto: T6289777
Classificação de conteúdo: seguro