Porque não choro em público

Eu tenho consciência de que chorar não é sinal de fraqueza. Chorar é importante, chorar é saudável. A vida é um acumulo de prazer e sofrimento. Conforme vamos sofrendo, acumulamos dor dentro de nós. E essa dor, uma hora tem que ser extravasada. É sua escolha o modo como você extravasa: você pode ir extravasando aos poucos, chorar pelos cantos, ou você pode reprimir a dor, mas um sentimento reprimido fica desesperado para sair, fazendo com que ele se torne mais intenso, ou seja, você sofrerá mais.

Eu sou uma pessoa muito aberta com os meus sentimentos, sempre demonstro se algo está me agradando ou incomodando. Mas percebi recentemente que todas as vezes em que sentia vontade de chorar em público, eu engolia o choro. Lutava com todas as minhas forças pra conter as lagrimas. E agora tentei entender por que eu faço isso.

Quando estou com raiva, eu fico com raiva. Quando estou feliz, eu fico feliz. Mas quando fico triste, reprimo.

Há uns dias atrás, vi uma imagem que instantaneamente fez meus olhos enxerem d'água. Imediatamente, limpei o rosto e respirei fundo. Eu não poderia chorar ali. Então guardei a imagem para quando estivesse sozinho em casa. Estando lá, deixaria todo o sentimento que aquilo me despertou tomar conta de mim. E foi o que fiz. Percebi o quanto estava precisando daquilo. Meus olhos escorriam como torneiras. Eu soluçava muito, como se a minha garganta estivesse programada para segurar a tristeza, mesmo quando dei permissão para ela assumir. Meus olhos incharam, meu rosto estava vermelho, minha expressão era de dor. Foi então que entendi porque eu segurava o choro.

Porque, como qualquer outra demonstração de sentimento, meu choro é intenso. Meu choro é desespero. Meu choro assustaria as pessoas.

Vitor Augusto Vogt
Enviado por Vitor Augusto Vogt em 28/03/2018
Reeditado em 02/03/2019
Código do texto: T6293198
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.