Ninguém deveria se sentir inútil

No convívio com pessoas abusivas, que vivem a nos diminuir, é quase impossível não ficarmos com nossa autoestima e equilíbrio emocional seriamente abalados. A saúde mental é algo bastante frágil e ninguém sujeito a um stress prolongado acabaria sem se abalar. Quem resiste à pressão de ser sempre cobrado e chamado de burro, inútil e limitado? Seria bom que cada pessoa tivesse uma autoestima tão boa que não se abalasse com as palavras rudes e insensíveis de quem precisa diminuir os outros para se sentir forte e não se importa com os nossos sentimentos.

Ninguém é inútil, todo mundo tem qualidades. Qualquer um que se analise bem verá que tem talentos e habilidades. O problema é que, de tanto ouvirmos que não servimos para nada, é quase inevitável acabarmos achando que só temos defeitos, somos nulos e jamais seremos alguém. Manter-se mentalmente são é muito difícil se somos forçados a viver com quem nos deprecia continuamente e não podemos esperar que o nosso algoz mude, passando a reconhecer nossos melhores esforços e boa vontade. Ele nunca mudará. Acontece que nossa autoestima abalada pode nos levar a viver em busca da aprovação alheia, como se já não fôssemos bons o suficiente e não houvesse nenhuma qualidade em nós.

A única coisa que podemos mudar é a percepção sobre nós mesmos. Ninguém pode nos fazer recuperar nosso amor próprio e o caminho para readquirirmos o respeito e a autoconfiança será sempre longo.