Para conhecer as pessoas

Atualmente, não podemos dizer que realmente conhecemos as pessoas. Nem mesmo as com quem convivemos, pois não nos damos ao trabalho de ouvi-las e tentar entender seus corações. Aliás, devido ao fato de convivermos com elas, achamos que as conhecemos bem e já as julgamos, muitas vezes colocando palavras em seus lábios e lhes atribuindo sentimentos que elas sequer possuem. E isso aumenta os desentendimentos, porque a pessoa fica com raiva por ser mal-entendida. Para conhecer as pessoas, precisamos ouvi-las. Porém, ao nos aproximarmos, o mais comum é já irmos falando. Nas conversas, em vez de querer compreender os sentimentos e pensamentos dos outros, preferimos impor os nosso desejos e opiniões. Em outras palavras, talvez sem nos darmos conta, tratamos os demais como se eles não fossem importantes. Para piorar, agimos como se não tivessem direito a ter seus próprios pensamentos e maneira de ver o mundo. E eles terminam por se retrair, o que é prejudicial. Sem ter como se abrir, a pessoa fica tensa e pode se tornar irritadiça, já que não consegue desabafar e se fazer ouvir. Frequentemente, queixamo-nos que tal pessoa é nervosa e insuportável mas não sabemos o turbilhão emocional que vive ameaçando explodir dentro dela. Julgamos as pessoas antes mesmo de ouvi-las e perdemos a chance de alcançar seus corações.