Democracia algemada

Diante de um marco na história do Brasil e entre conflitos de opiniões, me coloco como espectador de um colapso social. Longe de mim propagar qualquer opinião a favor de um partido político, ou centralizar em uma única pessoa a responsabilidade ampla e complexa que é a administração de um país. Porém, faz-se necessário uma reflexão acerca dos comportamentos dos cidadãos, comportamentos esses possíveis de serem verificados em qualquer rede social ou qualquer ferramenta de difusão de informação.

A nossa direita vemos pessoas eufóricas com a sensação de justiça feita, batendo no peito dizendo que esse momento e o primeiro passo rumo a um futuro sem corrupção, alegando serem trabalhadores, honestos, cujo sucesso foi fruto de trabalho ardo e sua capacidade de aproveitar oportunidades, se entorpecendo com mais um gole de hipocrisia.

A nossa esquerda, pessoas revoltadas e desesperançosas em relação ao futuro de sua família no país, julgando extremamente frágeis e desamparados, colhendo migalhas de uma sociedade desigual e acomodados com a ideia de estarem isentos de responsabilidades. Fazendo de suas vidas um baile de "fodas-se", dando "sarradas" no amanha

Nesse tiroteio de ideias, tenho o desprazer presenciar pessoas revoltadas dizendo querer atropelar os manifestantes da esquerda, ou até mesmo um senhor que teve a infelicidade de oferecer prêmio pela cabeça do senhor Luiz Inácio. Do lado esquerdo, pessoas conformadas com o possível crime do ex presidente, e satisfeitas com sua atuação política.

No entanto, a questão primordial dessa reflexão não está centralizada na esquerda, muito menos direita, mas sim, no futuro que repetirá o passado, e aquele velho fantasma que assombra o país parece cada vez mais próximo. Sabemos que democracia não é a ausência de ordem, mas sim a ausência de opressão, que por sua vez, ganham forças com a propagação de comentários infelizes. E muito triste olhar para trás e saber que todos os movimentos revolucionários que nos trouxe até aqui, parecem diluir aos olhos de alguns hipócritas. Pessoas morreram a favor de seus ideais, mulheres ainda hoje lutam contra a desigualdade de gêneros, negros ainda sofrem com discriminação e me recuso a comentar da luta GLBTS

Com isso, acho valido refletir acerca de nossos comportamentos e o impacto que alguns comentários podem causar. Fazemos parte de um período histórico, onde as informações são difundidas como nunca, e a acessibilidade cada vez maior. Em contrapartida está uma sociedade pouco capaz de refletir e administrar essas informações, uma sociedade extremamente carente e passível de fazer dessas informações uma arma. Você não precisa apoiar ou não apoiar, mas você deve ter respeito e o respeito e pra quem tem!

Pedro Alves dos Santos Neto
Enviado por Pedro Alves dos Santos Neto em 08/04/2018
Reeditado em 20/02/2019
Código do texto: T6302665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.