Deus, de novo

"A vida com Deus é hipócrita, sem Deus é cínica."

(Oswald de Andrade, em "A Estrela de Absinto")

— Deus criou o universo.

— E quem criou Deus?

— Ninguém criou Deus! Deus sempre existiu.

— E por que o universo não pode também sempre ter existido?

— Porque o universo é físico, e tudo que é físico precisa ser criado. Deus não é físico. Deus é espírito e não precisou ser criado, pois o espírito é eterno.

— Pois a mim me parece que Deus é só uma ideia. E, como toda ideia, só alcança sua forma plena de existência no âmbito da imaginação humana. E também, como toda ideia, perde sua pretensa perfeição quando se vê forçada dentro do plano da matéria. É por isso que historicamente nenhuma forma de adoração se manteve, pois divindade alguma se sustenta quando confrontada com a objetividade estritamente materialista da realidade física.

— Onde Deus criou tudo.

— Onde tudo é finito. Onde Deus, como ideia tirada da zona de conforto das ideias que é a imaginação humana, também se torna finito, como tudo que é sacado pelo homem ao âmago fantástico de seu próprio imaginário.

Damnus Vobiscum
Enviado por Damnus Vobiscum em 17/04/2018
Reeditado em 20/04/2018
Código do texto: T6311516
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.