Diz a poesia

Só existe e só vale o momento presente, o passado não volta e o futuro é incerto, mas virá. Provavelmente cheio de tristezas e decepções. Cumpre, pois, aproveitar o momento atual que passa rápido como o esplendor transitório da rosa, é necessário colhê-lo e aspirá-lo antes que ele murche.

Já o discurso do João explicando o que é o passado, o presente e o futuro, termina com essa recomendação aos ouvintes: Viva o hoje. O momento presente é uma dádiva divina. Aproveite.

Você que por ora me faz companhia, explica pra gente: Como é esse viver que tanto se apregoa na frase "viva o hoje" ?

Essa sentença por si só às vezes me deixa intrigado, porque estou convencido de que ela recomenda o melhor, a maneira mais feliz de se aproveitar as horas do nosso dia a dia, e eu faço questão de viver exatamente desse jeito, mas não sei de que maneira devo agir. Fico na dúvida se devo viajar até o Japão a turismo ou se devo subir a serra para meditar.

Você me ajuda a desnudar esse mistério?

Vamos imaginar que:

Eu esteja deitado numa cama dormindo e roncando. Isso quer dizer que eu estou vivo. É também suficiente para assegurar que eu esteja vivendo do jeito que é aconselhado?

E se eu estiver deitado numa cama, acordado, ouvindo música e curtindo um aperto no coração - saudades de meu pai que já se foi. Isso garante que eu esteja aproveitando o momento presente tal qual sugerido em "viva o hoje" ?

E se eu estiver sentado no sofá da sala diante da televisão na companhia de um amigo e sentindo verdadeira comoção de alegria pela vitória do meu time de futebol que venceu o campeonato. Posso dizer que eu estou cumprindo o que recomenda a frase?

Aí, um colaborador anônimo diz: - Para viver o hoje o indivíduo tem que fazer alguma coisa, parado não consegue, nem que a vaca tussa.

Taí, eu, sozinho, há muito que tento, sem sucesso, desvendar o segredo dessas palavras. E já deu para perceber que nós dois, eu e você, juntos, não conseguiremos revelar coisa nenhuma. Vamos então tentar a dica desse colaborador anônimo? Pode ser que saia alguma coisa útil dessa união tripartite de ideias.

Vejamos:

Solange é caixa no pedágio da Linha Amarela, passa o tempo todo recebendo dinheiro e dando o troco aos motoristas que usam a estrada. O César Cielo é medalhista olímpico na natação, passa o tempo todo na piscina treinando para as competições. Trabalhando e treinando o dia inteiro para cumprir uma rotina maçante; é possível afirmar que eles estejam efetivamente executando o que determina a frase "vivendo o hoje"?

Você está sem resposta? Pois agora eu vou te calar de vez. Leia essa expressão que o povo adora lançar aos quatro ventos:

"Viva o hoje intensamente".

Você pode não acreditar, porém isso é tudo o que mais desejo na vida, aprender a viver o hoje intensamente. Estou convencido de que a mais pura felicidade mora justamente nesse dito popular.

Sem ser pernóstico, revela o segredo pra gente, você que sabe. Como é viver o hoje? e Como é viver o hoje intensamente?

Dilucas
Enviado por Dilucas em 18/04/2018
Reeditado em 31/10/2023
Código do texto: T6312577
Classificação de conteúdo: seguro