Faça como Jesus: ajude um amigo!!!

Recentemente nosso Pequeno Grupo da Segunda Igreja Batista de Palmas (PG/SIBAPA) teve o privilégio de seguir o exemplo de Cristo, ajudando um casal recém-chegado a nossa cidade.

Eles vieram de outro estado para recomeçar a vida aqui no Tocantins. Nessa empreitada ousada, além de muita bagagem, expectativas e sonhos, trouxeram três filhos: uma menina de 7 anos e dois garotos de 5 e 9 anos.

São vários os motivos que levam alguém a deixar tudo pra trás e ir para um lugar novo e diferente recomeçar a vida, o que não é nada fácil.

Na Bíblia Sagrada encontramos uma situação semelhante que, de certa maneira, se parece com a experiência que nosso PG vivenciou.

No Evangelho de João há uma passagem que nos fala de uma tentativa do apóstolo Pedro em recomeçar a vida.

Cerca de 3 anos antes, Pedro tinha deixado sua cidade e seu trabalho como pescador para experimentar uma fase maravilhosa como discípulo do Messias. Aquele foi um período extraordinário no qual vivenciaram muitas conquistas e realizações.

No entanto, aquela fase de alegria e sonhos deu lugar a enorme triste e frustração. Pedro estava extremamente decepcionado com seus conterrâneos judeus, com os governantes de seu país, com os líderes religiosos, com seus amigos que sumiram quando ele mais precisava de apoio, consigo mesmo pelas ações e atitudes erradas que tomara. Enfim, eram muitos os motivos para ele estar triste e querer recomeçar a vida.

Tem situações e acontecimentos que nos levam ao fundo do poço, nos fazendo ficar extremamente abatidos, sem força e ânimo para superar os desafios. Nessas horas um enorme vazio toma conta de nosso coração; a esperança e o sorriso vão embora, dando lugar a tristeza e choro constantes. Quando estamos numa fase assim, perdemos a vontade de fazer as coisas e passamos a nos considerar incapazes, fracos e sem nenhum valor.

A situação estava realmente muito difícil para Pedro. Imagina um pai de família que sai cedo de casa em busca de uma renda para sua família e chega ao final do dia sem nada para comer. Só quem passou uma situação semelhante sabe realmente a dificuldade que é. Assim estava a vida de Pedro e seus amigos (João 21:1-5).

Quando alguém passa uma situação extremamente difícil surgem conselhos e críticas de toda espécie. Alguns dizem que a pessoa é mole, que não se esforça, que é preguiçoso, incompetente e coisas do tipo. Outros aconselham a buscar um novo trabalho e até mudar de profissão. No entanto, nosso Mestre Jesus nos deu outro exemplo!!!

Pedro e quatro amigos (João, André, Tomé e Natanael) estavam no barco, perto da praia, quando ouviram um homem na areia perguntando algo para eles.

E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. (João 21:4-6)

Jesus tinha como profissão a carpintaria, mas ele não ficou falando das vantagens de ser carpinteiro, passando dicas sobre aquele ofício que ele aprendera com seus outros irmãos, desde criança com José e Maria.

Pedro e seus amigos tinham bastante experiência como pescadores, mas estava sem direção, sem rumo. O que eles precisavam era de apoio, incentivo para ouvir a voz do Espírito Santo e, assim, superar as dificuldades. Às vezes uma pequena ajuda é o que falta para alguém transpor os obstáculos e recomeçar a vida!

“—Lançai a rede e achareis!, disse o Mestre”. Uma palavra de fé e amor. Uma demonstração de confiança, apoio e conforto. É isso que as pessoas precisam ouvir e receber de nós.

E Jesus fez mais ainda por eles!!! Após aquela longa jornada de trabalho, exaustiva e desgastante, eles foram surpreendidos com os preparativos de uma saborosa refeição. Logo que chegaram à praia, viram que Jesus tinha preparado uma fogueira e estava assando peixe e pão (João 21:9-10).

Após passar dias tristes, remoendo as dores que outras pessoas lhe causaram, além das suas próprias decepções por erros e falhas do passado, ser recebido por Jesus Cristo com seu perdão e amor incondicional foi fundamental para Pedro revigorar suas forças e se reaproximar de Deus.

Nas horas difíceis o apoio de familiares, amigos e irmãos de fé é primordial para nos levar de volta aos pés do Senhor, pois é Ele, e somente Ele, quem pode realmente satisfazer os desejos de nosso coração!!!

Essa experiência que vivenciamos mostra o valor do PG como espaço para colocarmos em prática a fé, o amor, a comunhão e todos os demais preciosos valores e princípios do Evangelho, e nos dá a certeza que só Deus pode trazer plenitude de vida para cada um de nós!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas – TO, Abril de 2018.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior