Nunca diga...

Se alguém está chorando, é porque está sofrendo. E ninguém sofre por causa de futilidades. Bem, pode ser que, para você, o motivo pelo qual a pessoa está derramando lágrimas seja tolo. Mas aquele ser humano é diferente de você. O que parece besteira para um adulto, não é para uma criança. Uma pessoa acostumada a não confiar em ninguém com certeza não sofrerá com uma traição do mesmo modo que outra que gosta de ver o melhor nas pessoas.

Lamentavelmente, muitas pessoas - por descuido ou insensibilidade - dizem a alguém chorando: "isso é besteira, não ligue". Nunca diga a uma pessoa chorando que a causa do pranto é uma besteira. Sabe o que você está fazendo ao dizer tal coisa? Está, simplesmente, fazendo pouco do sofrimento dela, insinuando que ela chora porque é fraca ou manhosa. Lembre que o choro é o sinal mais claro de que alguém está sob forte pressão emocional, deprimido ou passando por qualquer outro problema sem que consiga verbalizar seu tormento.

O ser humano é bastante vulnerável. Pessoa alguma consegue ser forte o tempo todo e muitos são os que se sentem sozinhos por achar que não há quem os entenda nem leve a sério seus sentimentos. Portanto, nunca devemos dizer a alguém que suas razões para chorar não são sérias. Isso só piora seu estado emocional.