Reflexão sobre a Beleza e a Felicidade

A felicidade não é a simples ausência de tristeza, e a beleza não é a ausência de defeitos. A felicidade e a beleza existem. No entanto, nenhum dos conceitos deve se basear no supérfluo como um padrão, nem em um ideal inalcançável de perfeição ou alegria suprema - estes sim não existem. A verdadeira beleza está no conjunto de valores e ideias que uma pessoa detém durante a sua vida, e a felicidade está na realização desses valores.

Mas, o ser humano não muda ao longo de sua existência? Sim, claro, a sua aparência, as suas convicções, seus sentimentos, seus ideais, e até mesmo a sua personalidade se alteram a tal ponto que nem ele próprio é capaz de se reconhecer. Então, o que somos afinal, isto é, como podemos dizer que ainda somos nós mesmos, apesar de todas essas mudanças? O que define um indivíduo é a sua resiliência, cujo sentido está em sua capacidade de resistir, de se sobressair a despeito das dificuldades inerentes à sua própria existência, por meio do uso da razão - um conceito que está diretamente ligado à capacidade evolutiva de se adaptar.

Todos os dias somos submetidos a inúmeros estímulos e influências externas (pessoas e ambientes) e também internas (nossos desejos), porém, a razão lhe permite escolher aquilo que mais lhe parece certo; o que mais lhe parece bom; e o que mais lhe parece justo. Nesse sentido, a verdadeira beleza está nos valores e virtudes que você escolhe preservar, acima de tudo. A sua individualidade está naquilo que lhe direciona a essas escolhas - a constituição do seu caráter. E por fim, a felicidade está na honestidade entre os seus valores e escolhas. Se aquilo que você faz é bom, é correto, e justo perante o seu próprio julgamento moral, então, te fará feliz.

A vida deve ser o padrão da moralidade, pois ela é inerente a todos nós; e a felicidade está na sua realização. Portanto, a felicidade não pode ser um objetivo, mas, sim, parte da própria ação, do próprio ato de existir. Ao invés de Ter felicidade, prefira Ser feliz. Ser feliz é viver, viver com plenitude. Não posso imaginar nada mais belo do que uma pessoa que ama a vida, e busca a sua realização independente de qualquer dificuldade ou julgamento. Nada surge do nada, mas, por outro lado, tudo o que você precisa está ao alcance da sua capacidade e determinação. Cada pessoa é unicamente responsável pela sua felicidade, e cabe apenas a ela a escolha de ser feliz.