Não se atualize e terá angústia

Uma pergunta que exige profundidade: qual o plano pra sua vida? Tantas coisas se passam na mente ao ouvirmos uma pergunta destas. Procuramos saber o que é um plano, plano pra que e o que esta se chamando de vida. Buscamos os significados diversos de forma que tudo possa ser encaixado e fazer sentido.

Os planos para a vida são necessários pela simples razão: precisamos atualizar nossos desejos e vontades às novas condições que a vida oferece. A maneira de se relacionar, as perspectivas, os valores, as formas de amizade e namoro, as formas de trabalho e uso das tecnologias - um mundo mutante.

Este mundo mutante nos faz acumular antiguidades afetivas. São apegos, amizades e expectativas que serviam a outros tempos, mas que agora são somente lembranças e memórias. É preciso jogar boa parte destas coisas fora, pelo menos aquilo que se recusa a ser simples memória e experiência. É preciso deixar ir embora o que quer e precisa se tornar passado.

O mundo mutante exige outras condições, parcerias, mentalidade e formas de agir para que sua vontade se concilie com suas exigências. Novas amizades, se for o caso, novas filosofias e posturas diante do mundo, é preciso se atualizar.

Preciso me atualizar diante deste novo mundo. Não posso adequar o mundo a minha vontade, mas devo adequar minha vontade às condições que este novo mundo oferece.

Esta necessidade de atualização é condição até pra nossa saúde mental. Adiar a atualização, se apegando ao passado, querendo que as amizades permaneçam, buscando ainda viver o que ficou obsoleto, só nos produz mais angústia diante do mundo - uma fuga nada inteligente da necessidade de mudança interior.

Quando aceitamos a mudança algumas coisas passam a se encaixar nos planos, que se constituem das estratégias e meios de como vamos realizar esta mudança. O plano é fruto da reflexão inteligente baseada tanto na experiência quanto nas condições possíveis dadas no presente. Sem plano a angústia é pior, não há como fingir tapar os olhos diante do que esta diante de você.

Nestas atualizações algumas amizades ou mesmo relacionamentos vão perdendo sentido. Algumas pessoas que adiam a atualização sofrem com este processo, se sentem abandonadas. Isto por que negam que elas também precisam se atualizar, fiquem sem planos e sem planos claros as possíveis amizades e parcerias ficam difíceis.

A clareza quanto ao plano torna claros seus objetivos e sua maneira de ser. O que torna mais fácil as pessoas se identificarem com você, pois sabem o que busca e o que quer.

Quando se formula o plano, as amizades que se foram são perdoadas e libertadas. Da mesma forma os demais relacionamentos. A ausência do plano torna a angústia ainda pior, fora que podemos buscar parcerias na angústia.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 01/05/2018
Código do texto: T6324570
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.