Carta aos Solteiros Aborrecidos

Se você esta aborrecida ou aborrecido, por se encontrar solteiro contra a vontade, tenho alguns pensamentos que pode lhe ajudar mais do que sentir raiva do amor ou de quem consegue ter alguma felicidade em relacionamentos.

Primeiro devemos pensar que se algo nos falta, se nos sentimos incompletos e infelizes isto não fica só pra nós, ainda mais se pretendemos nos aproximar de alguém. A medida que a intimidade de uma conversa aumenta, mais evidente fica o quanto uma pessoa é carente ou bem resolvida consigo mesma. As pessoas percebem algo, embora não saibam dizer o motivo, sentem que algo está errado.

Isto reduz as oportunidade de sucesso em um encontro. E na pior das hipóteses atrai gente que se atrai por pessoas dependentes e infelizes, provavelmente por sentirem que estas lhes suportarão em seus defeitos (agressividade, frieza, dificuldade de compartilhar e mostrar sentimentos) ou por que se consideram também infelizes.

Segundo é um pensamento que precisa ser feito de forma profunda. Deve nos assustar e nos fazer levar a sério a questão tal como um grito ou uma ordem clara e firme. Trata-se de perguntar: o que busco no outro não poderia encontrar sozinho em mim mesmo?

Observe como você esta jogando para outra pessoa a responsabilidade de atender necessidades que você acredita depender de outras pessoas para satisfazer. Analise suas carências que te levam a sofrer e necessitar de alguém e veja o que realmente quer.

Segue uns exemplos abaixo:

a) Não consigo me divertir sozinho: "logo" preciso de alguém pra isto.

b) Não consigo me aceitar como pessoa: "logo" busco alguém que me aceite, me elogia e me admire incondicionalmente.

c) Não consigo tomar decisões facilmente: "logo" preciso de uma pessoa determinada e mais decidida do que eu.

d) Não me sinto seguro quanto as pessoas: "logo" preciso de uma pessoa forte e corajosa.

e) Me sinto rejeitado socialmente: "logo" preciso de uma pessoa de uma classe superior a minha para que eu possa me sentir aceito.

f) Não aceito meu corpo e meu jeito de ser: "logo" preciso de uma pessoa super resolvida neste aspecto.

Etc.

Este "logo" esta entre aspas, pois é você que concluiu ou acredita que esta é uma resposta lógica e única. Este "logo" poderia ser seguido de outras atitudes:

a) Não consigo me divertir sozinho: "logo" vou aprender a fazer isto, ainda que na base da tentativa e erro.

b) Não consigo me aceitar como pessoa: "logo" vou buscar os motivos disto com ajuda profissional de um psicólogo ou me conhecendo melhor.

c) Não consigo tomar decisões facilmente: "logo" vou buscar as raízes disto, dos meus medos e mesmo avaliar de forma mais realista o quanto de responsabilidade me cabe nas consequências destas decisões.

d) Não me sinto seguro quanto as pessoas: "logo" preciso descobrir por que não confio em mim o bastante para encarar as pessoas com suas diferenças e discordâncias.

e) Me sinto rejeitado socialmente: "logo" preciso encontrar meu valor próprio a partir da minha história e vitórias e não a partir de modelos de sucesso elaborado por e para outras pessoas.

f) Não aceito meu corpo e meu jeito de ser: "logo" preciso mudar meu jeito ou meu corpo se for o caso e meu desejo, ou me aceitar. Pense se todas as pessoas que conhecem e são felizes possuem o corpo padrão ou quantas pessoas conseguem agradar a todos de forma verdadeira.

Quanto ao "jeito" de cada um, alguém só pode confiar na gente se não escondermos quem somos. Somos tão ruins assim? Olhe para o lado. Outra coisa, tem gosto pra todos os jeitos. Tem mulher que adora homens quietos e tranquilos, outras gostam de homens mais decididos etc. O mesmo para homens, tem os que gostam das mais agitadas e outros das mais tranquilas, etc.

Estes "logos" poderiam ser seguidos de tantos outras atitudes, só por uma questão de acomodação ou ignorância ele teria uma sequência única.

A partir do momento em que trazer pra si mesmo a responsabilidade, ver que só você pode resolver estes problemas e não outra pessoa, saberá realmente quem será bom pra você e atrairá quem preste.

Fora que quanto mais dependente, mais complicado será sair de uma relação ruim. Suportarás pessoas infiéis, violentas, mesquinhas, canalhas, psicopatas, frias, mentirosas e problemáticas pelo simples medo de ficar sem o suporte, a bengala e a muleta representada pelo outro.

Mesmo poderá acontecer de sua muleta simplesmente não gostar mais de você, o que pode sempre acontecer mesmo entre pessoas bem resolvidas. Ela quer ir embora, não se sente mais feliz e você ainda insiste pra ela ficar (pode ter certeza que pessoas bem resolvidas jamais iriam querer continuar com outra que já deixou claro não gostar ou se interessar mais por ela - não iria querer alguém que nada mais sente por ela).

Existem duas pessoas em você. Uma que acredita piamente que depende de outra pessoa pra se sentir bem e completa. E outra que surgirá quando acreditar piamente que só você pode resolver suas questões e necessidades.

Serão pessoas bem diferentes, pois não culparão ninguém por sua carência, achando que homens ou mulheres são todos iguais, ninguém presta, etc.

Acontecimentos diversos lhe fizeram acreditar que amar é encontrar quem lhe faça esquecer seus problemas. Provavelmente antes algo ou alguém lhe fez acreditar que não seria capaz, sucessos não lhe convenciam e os fracassos sempre relembrados confirmaram a maldita crença.

O pensamento errado não se elimina, se transforma. Não há pensamentos, mas um só pensar. A melhor forma de mudar o pensamento é a atitude e aprendizagem correta.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 02/05/2018
Código do texto: T6325367
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.