OS SÁBIOS E A XÍCARA DE CHÁ TRANSBORDANDO

A escalada existencial do Ser Humano, assim como todo o conjunto da Geração Cósmica, desenvolve-se evolutivamente. Entretanto, essa evolução depende da nossa capacidade de nos integrarmos, humildemente, com todas as circunstâncias que se desenvolvem em nossa vida. Essa evolução fica estagnada, quando achamos que já sabemos tudo, e nos apegamos a convicções que passamos a considerar como definitivas, incontestáveis e imutáveis. Nesse ponto, a nossa xícara de chá está cheia, e nada mais cabe nela. Nossa visão e nossa audição ficam bloqueadas. Só temos o que ensinar aos outros e nada mais a aprender. Passa a ocorrer um distanciamento das fontes do conhecimento (livros, pesquisas, exame de outras ideias mesmo que contrárias às nossas concepções, etc.). As leituras tornam-se superficiais e ocorre a fuga das obras mais extensas, pois para quem acha que já sabe tudo, não há mais interesse em aprender. Isto tudo no terreno da racionalidade.

A única exceção a essa regra está fora do contexto da racionalidade, situando-se na esfera espiritual, onde em se tratando da unção espiritual, o Mestre é o próprio Espírito Santo de Deus, e estes sim, são ensinamentos definitivos, incontestáveis e imutáveis.

I João 2;27 – E quanto a vós, a unção que dele recebestes mantém-se em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. Mas, a unção que dele vem é verdadeira, não é mentira, e vos ensina a respeito de todas as coisas; permanecei nele assim como ela vos ensinou.

Contudo, aqueles que foram privilegiados com os conhecimentos espirituais, serão como que estranhos para os racionalistas, que não conseguirão compreender a sua linguagem, como se observa a seguir.

I Coríntios 2;9 a 16 – Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração humano, são as que Deus preparou para os que o amam. Deus, porém, revelou-as a nós pelo seu Espírito. Pois o Espírito examina todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens conhece as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as conhece, a não ser o Espírito de Deus. Não temos recebido o espírito do mundo, mas, sim, o Espírito que vem de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus. Também falamos dessas coisas, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhes são absurdas; e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

O caminho, para os que buscam os conhecimentos espirituais, além da Bíblia, chama-se Teosofia, e o maior Teósofo chama-se Jacob Boehme (1575-1624), o sapateiro alemão que foi muito além das sandálias. O interesse por esses conhecimentos deve ser nosso, mas a sua obtenção é CONCESSÃO. (João 15;16) (Quem procura é encontrado)

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 03/05/2018
Código do texto: T6326183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.