As crianças precisam crescer

Ouve-se muito que os filhos sempre serão crianças para os pais, mas até que ponto isso é bom para os filhos? As crianças precisam crescer e sabemos muito bem que crescer é difícil. Teremos que aprender a ver o mundo com nosso próprios olhos, usando nosso discernimento e nos arriscando a quebrar a cara. Sim, para crescer, nós temos que nos decepcionar e correr o risco de cometer erros, porque não há como saber o que nos serve se não tentarmos. E, sejamos sinceros, não vai dar para ficarmos todas nossas vidas correndo para perguntar aos nossos pais o que devemos fazer, não é?

Porém, é frequente os pais quererem tomar decisões por nós e dizerem:"isso não lhe serve"; "o melhor para você é isso." Isso pode parecer atitudes de pais amorosos que querem guiar os filhos pela vida mas devemos ver se os pais estão aconselhando de acordo com a experiência de vida que lhes ensinou o que é bom ou se estão querendo decidir nossas vidas com base nos seus desejos pessoais. Desejos que podem estar projetando sobre nós. Ficar o tempo decidindo pelos filhos, superprotegendo-os, pode parecer atitude de pais amorosos mas, se prestarmos atenção, veremos que impede que usemos nossa intuição e capacidade de pensar por nós mesmos. Somos indivíduos únicos e ninguém tem o dever nem o direito de dizer o que nos servirá ou fará felizes. Um pai não pode querer que um filho com tendências artísticas e que tenha horror a sangue seja médico. Se os pais ficam sempre decidindo o que é para fazermos e nos impedem de correr riscos nesta vida, isto pode nos manter num estado permanente de infantilização. É comum que eles fiquem usando argumentos do tipo: "você é muito jovem, não sabe nada da vida." Entretanto, o que acontecerá se os filhos sempre forem impedidos de dar o primeiro passo para começar a decidir sozinhos suas vidas? A gente não consegue crescer nem se autoconhecer e fica com a vida circunscrita.

Se permanecemos infantilizados, permitimos que as ideias dos outros nos moldem e não descobrimos quem somos nem desenvolvemos nossa personalidade. Terminamos por duvidar da nossa força e se poderemos um dia viver num mundo que (admitamos) não foi feito para nós, é hostil e exige que sejamos capazes de cuidar de nós e estejamos prontos para, um dia, nos vermos sozinhos. Por causa da educação errada que faz com que pessoas não cresçam de verdade, vemos muita gente adulta - com bem mais de trinta anos- com um grau extremo de dependência emociona e ponto de vista semelhante ao de um adolescente.

A ideia de permanecer infantil pode permanecer atraente. Muitos filhos, porque a dependência oferece segurança, acomodam-se e não se arriscam porque é muito cômodo sentir que sempre haverá alguém cuidando de nós ( e não haverá) e nos dizendo o que fazer. No entanto, se não crescermos, nunca seremos realmente livres. A liberdade assusta, porque envolve que teremos de nos arriscar, seremos responsáveis por nossas decisões e teremos que seguir sozinhos nossos caminhos.