O porquê de tudo

Todo ser vivo é curioso e o ser humano dirige sua curiosidade no sentido de achar respostas para o que existe e acontece. Desde o princípio, buscamos entender o porquê de tudo. Queremos saber de onde veio o mundo, quem somos nós, como as coisas funcionam...de fato, há uma infinidade de situações que nos levam a fazer perguntas. E elas nos levarão a mais indagações. Podemos dizer que nossa vida é uma eterna jornada em busca de respostas.

Entretanto, muito do que existe parece fadado a não obter respostas. Alguém pode explicar a existência do mal? Quem dirá o que leva um ser humano a se comprazer em fazer maldades contra o próprio ser humano? Que pessoa poderia esclarecer o que faz tanta gente ser preconceituosa a ponto de cometer crimes de ódio ou declarar guerras? Afinal, não somos todos seres humanos? Somos, mas parecemos esquecer disso o tempo todo ao separar as pessoas em categorias e dizer que umas são melhores do que as outras.

A educação que recebemos na família ou na escola não nos prepara para a verdade de que teremos de lidar com inúmeras coisas que nos deixarão perplexos e desorientados e que nos farão questionar se há uma razão plausível para isso. Como faz parte da nossa natureza fazer perguntas - pois entendemos que os fatos não podem ser por acaso ou sem razões - nós fazemos todos os tipos de indagações. Porém, quase nunca acharemos as explicações que nos darão adequadas e/ou suficientes. E se não houver mesmo motivos? Será que não somos nós que queremos que tudo tenha uma razão para não ficarmos com a impressão de que o que acontece(u) é(ou foi) em vão. Alguém gostaria de achar que passou por tanta coisa em vão? Não.

Uma das questões que mais nos movem é a do sofrimento humano. Ao falarmos nele, nós queremos entender o porquê de tanta gente passar por sofrimentos que sentimos ser tão injustos e desnecessários. É justo que haja crianças sendo abusadas ou espancadas, pessoas passando fome, inocentes sendo perseguidos e tantas outras coisas? Claro que não. E qualquer tentativa de responder poderá resultar em explicações vazias e - muitas vezes - insatisfatórias.

Qual o porquê de haver tanta gente sofrendo? Como dizer o que faz um grande número de pessoas parecer ter vindo ao mundo para padecer enquanto outras vivem tão bem? Muitos tentam dar respostas - ou algo próximo disso - de cunho religioso, filosófico ou sociológico. Mas nenhuma explicação dada irá satisfazer completamente a mente humana.